Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

O segredo para uma Páscoa tradicional está no vinho

Nem só de amêndoas, ovos de chocolate ou coelhos animados se faz a Páscoa. Nesta época de renovação, reconciliação e reencontro, a mesa volta a ser farta e a ementa cuidada. Seja mais a Norte ou a Sul do País, não importa se os encontros reúnem diferentes gerações ou se as celebrações se fazem apenas a dois. A Páscoa é festa de tradições e há uma que se repete sempre: o vinho à mesa.

O segredo para uma Páscoa tradicional está no vinho
Notícias ao Minuto

19:00 - 15/04/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Conventual Doc Tinto

No Minho, o cabrito até pode ser o rei da mesa, mas esta corte não ficaria completa sem uma companhia à altura, como o Conventual DOC Tinto, da Adega Portalegre Winery, de sabor macio, a frutos vermelhos, chocolate preto, com presença de taninos suaves.

Em Trás-os-Montes, mesa que é mesa conta sempre com o folar, recheado de carne de vitela, frango, coelho, porco, presunto e rodelas de salpicão. Uma refeição que fica completa com um Conventual Reserva Tinto, que na boca entra suave, com volume e estrutura, acabando com boa tensão e longo final.

Nas Beiras, o folar é presença assídua, mas não está sozinho. Mais para o litoral, a chanfana quer-se feita em forno de lenha e na companhia de um Conventual Reserva Vinha da Serra da Penha, de nariz complexo e fresco, com notas de cassis, menta, ligeiras notas apimentadas e sugestões florais.

O Alentejo não precisa da Páscoa para comer borrego, mas precisa do borrego para celebrar a Páscoa. Por aqui, os vinhos são da terra, como o Portalegre DOC Tinto, servido a uma temperatura ambiente de 16-18ºC, que é o acompanhamento ideal para esta e outras iguarias, e que também não desilude ao lado dos doces conventuais.

Mais a sul, no Algarve, o que é doce nunca amargou e promete continuar assim, com o folar de Olhão a conquistar o estatuto de marco na doçaria local nesta altura do ano. Para os menos gulosos, a cataplana de peixe à algarvia nunca desilude, mais ainda se for acompanhada por um Portalegre DOC Branco, o ideal para realçar o sabor dos pratos de peixes e marisco.

Sobre a Adega Portalegre Winery

Fundada em 1954 e inserida no Parque Natural da Serra de São Mamede, a Adega de Portalegre Winery desde sempre se distinguiu pela qualidade e originalidade dos seus vinhos, distribuídos pela Companhia Espirituosa. Diferentes de todos os restantes pela utilização de uvas de vinhas muito velhas, com mais de 70 anos, que se encontram a uma altitude entre os 600 e 700 metros e pela manutenção de uma cultura ancestral do vinho, são cunhados com uma enorme excentricidade, singularidade e personalidade, o que se traduz pelos inúmeros prémios nacionais e internacionais que foi recebendo ao longo de mais de 60 anos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório