Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Pessoas idosas que praticam esta atividade "vivem mais e melhor"

Idosos que levantem pesos “vivem mais e melhor”, já que a força muscular facilita o desempenho de tarefas do quotidiano, revela um estudo brasileiro.

Pessoas idosas que praticam esta atividade "vivem mais e melhor"
Notícias ao Minuto

11:30 - 12/04/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Longevidade

A equipa de cientistas está atualmente a examinar a ligação entre força muscular e causas específicas de morte, incluindo como consequência de doenças cardiovasculares.

Os investigadores mediram a capacidade muscular de quatro mil homens e mulheres, de idades compreendidas entre os 40 e os 85 anos, durante seis anos. E concluíram que os indivíduos que praticavam musculação e levantavam pesos com frequência viviam mais.

A força muscular é fundamental para desempenhar tarefas do dia a dia, tão simples como subir escadas ou carregar os sacos das compras do supermercado, explicam os especialistas.

O estudo mediu a força muscular de quatro mil indivíduos (que não eram atletas profissionais), contando quantas vezes conseguiam levantar um peso mantendo uma posição vertical.

Tal envolvia que o participante agarrasse no peso à altura da anca e que o levantasse até à zona dos ombros com os cotovelos para fora.

Os investigadores explicaram que este é um movimento comum utilizado frequentemente na vida quotidiana, semelhante ao ato de pegar por exemplo nos netos ao colo ou no saco das compras.

O líder do estudo, o professor Cláudio Gil Araújo, disse em declarações à publicação britânica The Sun: “Os médicos deviam considerar medir a massa muscular dos pacientes e aconselhá-los a praticar mais treinos de força e musculação”.

Atualmente a equipa de cientistas brasileiros está a examinar a ligação entre força muscular e causas específicas de morte, como por resultado de doenças cardíacas ou de cancro.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório