Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Chá de amendoim: Conheça seis superpoderes desta infusão

O chá desse fruto seco consegue reduzir, em 30%, a probabilidade de desenvolver diabetes, mas há mais!

Chá de amendoim: Conheça seis superpoderes desta infusão
Notícias ao Minuto

15:00 - 11/04/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Fruta

Se é do tipo de pessoa que gosta de experimentar diversos tipos de chás, certamente já se deparou com o chá de amendoim. Porém, sabe quais são os benefícios de ingerir regularmente esta infusão?

Para solucionar essas e outras dúvidas, o site Chá Benefícios e a revista Terra divulgam uma receita deste poderoso chá e as vantagens para a sua saúde. Diga sim.

Receita de chá de amendoim:

Ingredientes

2 xícaras de água;

1 litro de leite magro;

1 lata de leite condensado light;

1 xícara de amendoins torrados.

Modo de preparação

Coloque a quantidade de amendoins indicada na receita numa liquidificadora. Acrescente também os demais ingredientes e bata de uma só vez.

Ao retirar a mistura da liquidificadora, leve tudo ao lume e espere que ferva. Chegando a essa fase, desligue o fogo e espere que arrefeça antes de servir.

Propriedades e benefícios do amendoim

O amendoim é um grão bastante versátil. Além de poder ser consumido in natura, o amendoim pode ser incluído na preparação de diversos pratos, sendo eles doces ou salgados.

É um fruto rico em minerais como cobre, manganês, molibdênio, fósforo, magnésio, zinco, ferro e potássio. Contendo ainda elevadas doses de vitaminas B e E.

Estudos apontam que o amendoim possui ainda, na sua composição química, HDL, o conhecido colesterol bom. Juntando todas essas vantagens, o amendoim é capaz de evitar e tratar uma série de doenças.

Protege o sistema nervoso

Por conter vitamina B3 o amendoim protege contra o desenvolvimento de doenças como o Alzheimer, além do mais, o avanço da idade também pode acarretar declínio cognitivo, que pode igualmente ser evitado a partir do consumo do grão.

Proteção contra o cancro

Substâncias como os fitoesteróides, ácido fítico, ácido fólico e resveratrol são vistas como imprescindíveis para evitar doenças como o cancro do cólon, diga-se de passagem, o terceiro tipo de cancro mais comum e mais letal no mundo.

Segundo um estudo, quem consome amendoins pelo menos duas vezes por semana, que é a dose recomendada, apresenta uma redução de 58% de probabilidade de desenvolver cancro do cólon nas mulheres e 27% em homens.

Combate os radicais livres

A presença de substâncias como os polifenóis, especialmente o ácido p-cumárico, agregam ao amendoim o benefício de antioxidação. Ou seja, este combate os radicais livres, evitando alguns danos no organismo.

Entre os principais, destaque para o desenvolvimento de doenças cardíacas, alguns tipos de tumores e evita ainda o envelhecimento precoce das células. 

Construção muscular

Por ser considerado um alimento de origem vegetal, o amendoim é rico em proteínas, nutriente essencial para o ótimo funcionamento do organismo. Essas proteínas são constituídas, na sua maioria, por aminoácidos que são essenciais para a construção muscular.

Prevenção da diabetes

Uma pesquisa publicada no Journal of the American Medical Association constatou que a ingestão regular de manteiga de amendoim pode ser benéfica para reduzir, em 30%, as chances de desenvolver o diabetes.

Perda de peso

Quando consumido em quantidades moderadas, o amendoim pode ajudar a eliminar o peso extra. Ele funciona mais ou menos como a castanha, que também é uma fonte de gordura boa para o organismo, mas se consumida em pequenas quantidades.

Além do mais, o amendoim está repleto de fibra, o que prolonga a sensação de saciedade. A combinação de gordura, proteína e de hidratos de carbono, além de contribuir para inibição da fome, evita a sensação de privação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório