Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Descubra 8 benefícios de incluir bagas goji na sua alimentação

Há mais de 2500 anos que o goji é usado para fins medicinais em alguns países asiáticos. Por isso é comummente chamado de fruto milagroso ou super alimento, já que estudos recentes comprovaram que é extremamente rico em diversas substâncias que otimizam a saúde e o bem estar.

Descubra 8 benefícios de incluir bagas goji na sua alimentação

Descubra os oito principais benefícios desta pequena fruta e por que é tão usada tradicionalmente na medicina popular.

1- Reduz os níveis de glicose no sangue

Um dos principais benefícios encontrados no gojié a sua ação hipoglicémica. Ou seja, consumi-lo regularmente ajuda a diminuir os níveis de glicose no sangue de pessoas diabéticas.

2- Protege a visão

Os componentes fitoquímicos presentes na fruta também são responsáveis por proteger as células da retina contra danos, sejam eles causados por doenças ou pela ação do envelhecimento normal do corpo. Ou seja, esta ajuda a prevenir o que é chamado de apoptose, que é a morte das células e assim a degeneração da visão.

3- Diminui o colesterol

Os fitoquímicos presentes nas bagas de goji também são responsáveis por controlar os níveis de gordura no sangue. Principalmente porque a fruta ajuda a diminuir o colesterol mau, que é chamado de LDL, ao mesmo tempo que aumenta os níveis do HDL, que é considerado o colesterol bom para o corpo.

Tal deve-se à presença de polissacarídeos, hidratos de carbono compostos por uma grande quantidade de moléculas e que funcionam como fonte de energia. Além disso, auxiliam a reduzir os níveis de colesterol, diminuindo as chances de doenças cardíacas.

4- Tem ação antioxidante

Outro benefício do consumo desta fruta é a sua ação antioxidante. Sendo que é rica em diversas substâncias que combatem a ação dos radicais livres, diminuindo os efeitos da oxidação das células e ajudando a prevenir inúmeras doenças.

5- Promove o bem-estar físico e mental

Segundo um estudo publicado em 2008 no The Journal of Alternative and Complementary Medicine (Diário de medicina alternativa e complementar) o consumo do sumo de goji melhora a performance atlética, a capacidade de foco em determinadas atividades e promove ainda calma e sentimentos de felicidade, principalmente porque diminuiu a fadiga e aumenta os níveis de energia.

6- Estimula o sistema imunitário

A fruta está repleta de fitoquímicos que ajudam na produção dos glóbulos brancos e anticorpos, que por sua vez ajudam o corpo a lutar contra micro-organismos que causam doenças.

7- É anti-inflamatório e anti-microbial

Um estudo publicado em 2014, por investigadores da Iuliu Hațieganu University of Medicine and Pharmacy, na Roménia, revelou que as bagas de goji são eficazes contra a proliferação de diversos tipos de bactérias. Como a salmonella, por exemplo.

Além disso, os fitoquímicos presentes no goji diminuem a inflamação e a ação das citocinas, que desencadeiam o quadro inflamatório. Com o consumo contínuo, pode assim contribuir para a diminuição da mortalidade de indivíduos que sofram de doenças inflamatórias crónicas.

8- Tem ação anti-cancerígena

Além de todos os benefícios já citados, estudos comprovaram a ação dos compostos fitoquímicos presentes no goji contra alguns tipos de cancro. O fruto é usado para este fim há milénios pela medicina tradicional chinesa.

Os estudos citados usaram ratos e confirmaram que o consumo diário de sumo de goji diminuiu significativamente a proliferação de células cancerígenas. Principalmente dos tipos sarcoma e do cancro da próstata.

Além disso, os componentes da fruta impedem a morte de células saudáveis, prevenindo os casos de necrose.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório