Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Mulheres ficam menos stressadas e mais felizes quando se tornam viúvas

Viúvas lidam melhor do que os viúvos com o stress decorrente da perda de um parceiro, aponta estudo.

Mulheres ficam menos stressadas e mais felizes quando se tornam viúvas
Notícias ao Minuto

11:30 - 10/04/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Felicidade

Ficar viúvo é uma etapa da vida bastante dura a nível emocional. Todavia, um estudo apurou que, para as mulheres, esse stress é significativamente menor do que o que elas passam enquanto são casadas...

A pesquisa controversa, realizada pela Universidade de Pádua, em Itália, descobriu que, enquanto os homens sofrem consequências negativas quando a esposa morre - porque dependem mais delas -, já as mulheres parecem ficar mais saudáveis, aliviadas; em suma mais felizes

Segundo a investigadora Caterina Trevisan, a presença de uma esposa pode trazer benefícios para os homens em termos de tarefas domésticas e cuidados com a saúde, enquanto que as mulheres estão "mais propensas a sentirem-se mais stressadas, sobrecarregadas e ansiosas e acharem seu papel restritivo e frustrante".

O estudo que durou quatro anos e meio acompanhou quase 2000 idosos, nomeadamente 733 homens e 1.154 mulheres. Os solteiros eram quatro vezes mais propensos a problemas emocionais que os casados. Os viúvos eram uma vez e meia. Por outro lado, as viúvas eram muito menos propensas a estes problemas, comparativamente às mulheres casadas.

"Como as mulheres geralmente têm uma expectativa de vida mais longa do que os homens, as mulheres casadas também podem sofrer os efeitos da sobrecarga do cuidador, já que muitas vezes se dedicam a cuidar do marido mais tarde", disse a líder da pesquisa à publicação britânica Telegraph.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório