Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Caminhar por apenas alguns minutos reduz risco de cancro e enfarte em 18%

Andar apenas alguns minutos por semana diminui a probabilidade de morrer prematuramente.

Caminhar por apenas alguns minutos reduz risco de cancro e enfarte em 18%
Notícias ao Minuto

10:00 - 10/04/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mexa-se

Fazer caminhadas de 10 minutos a uma hora pode reduzir em 18% o risco de sofrer doenças do coração, enfarte ou o desenvolvimento de qualquer tipo de cancro.

Foi o que concluiu um estudo estatístico realizado por uma equipa de cientistas, conduzidos por Bo Xi, investigador do Departamento de Epidemiologia da Universidade de Shandong, de Jinan, na China, e que envolveu a participação de 90 mil voluntários.

A pesquisa, publicada no British Journal of Sports Medicine, foi feita com dados a partir da prática de exercícios físicos, recolhidos nos Estados Unidos, nas Pesquisas das Entrevistas Nacionais de Saúde, entre 1997 e 2008. De seguida, os números foram comparados com a quantidade de mortes registadas durante o ano de 2011.

Quando comparados às pessoas que não praticaram nenhuma atividade física, os participantes do estudo que relataram ter caminhado entre 10 minutos até uma hora tiveram uma redução de 18% no risco de morte por doenças.

Quem realizou exercícios moderados de duas horas e meia até cinco horas por semana – repartidos em segmentos de dez minutos - apresentou 31% menos risco de morrer por doenças. Ainda, quem fez pelo menos 25 horas desses exercícios viu esse risco reduzido pela metade. 

De acordo com os investigadores, os participantes que fizeram atividades que aceleram os batimentos cardíacos, como  andar de bicicleta ou correr, apresentaram maior eficiência de tempo ao realizar essas atividades físicas do que atividades de intensidades moderadas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório