Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

O leitor perguntou: O que devo comer à noite para não engordar?

Ao contrário do que muitos pensam, jantar tarde não prejudica a perda de peso. As pessoas comem em diversos horários durante o dia, de acordo principalmente com o horário de trabalho, com a fome, horário de treino e outros hábitos.

O leitor perguntou: O que devo comer à noite para não engordar?

Se dividir bem o seu saldo calórico de alimentos ao longo do dia, pode sim jantar um pouco mais tarde do que a maioria das pessoas. O problema está no excesso. Se jantar tarde e exagerar nas calorias, irá então provavelmente engordar.

Para evitar o ganho de peso, o ideal é ingerir porções moderadas de proteínas magras, vegetais e grãos integrais na refeição noturna, além de evitar o consumo de açúcar, grãos refinados e alimentos processados e ricos em gordura.

Dicas sobre o que comer à noite e não engordar

Os alimentos sugeridos a seguir não só evitarão que engorde, como vão evitar problemas digestivos e de sono. O segredo é manter uma nutrição adequada durante o dia, e tomar cuidado com as porções e a qualidade nutritiva do que irá consumir.

1. Proteínas – ovos e carnes magras

Ovos são uma ótima fonte de proteínas e aminoácidos essenciais. Ajudam a promover a sensação de saciedade e são mais saudáveis se ingeridos cozidos. Se preferir ovos mexidos ou uma omelete, por exemplo, certifique-se de que os prepara sem óleo ou com uma quantidade mínima.

Outra ótima fonte de proteínas com baixo teor calórico é o peito de peru, que além de delicioso, é ótima fonte de triptofano e proteínas saudáveis. Também é possível escolher um peixe branco, que tem menor teor de gordura que os demais.

2. Fruta

Fruta como banana e mirtilos são ótimas opções. Os mirtilos são ricos em antioxidantes e água.Já as bananas contêm triptofanos, um aminoácido que ajuda a dormir, e um alto teor de fibras, que o deixarão saciado mais rapidamente.

3. Nozes e amêndoas

As nozes e as passas podem complementar a refeição, já que são ricas em melatonina, substância que ajuda a dormir. As amêndoas, por sua vez, são ricas em proteínas e fibras, que combatem a fome. Além disso, existem estudos que indicam que a amêndoa é capaz de queimar a gordura armazenada no corpo.

4. Queijo

Queijo é um alimento muito calórico. Porém, se consumido com moderação pode ajudar na saciedade, além de ser rico em substâncias importantes para o organismo como o triptofano, proteínas e caseína. Existem até estudos que indicam que a caseína presente no queijo pode acelerar o metabolismo, o que é ótimo para a perda de peso.

5. Vegetais

A abóbora é um vegetal interessante, que pode ser ingerido cozido ou em forma de puré, por exemplo. Alimentos como pepino e cenoura também são ótimos como snacks à noite.

6. Iogurte

Desde que com pouca gordura ou desnatado, o iogurte natural é uma bom alimento para ser consumido à noite e não engorda. Além disso, ajuda no processo digestivo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório