Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Pó de talco e champô. Mais 6 outros métodos de remover manchas de gordura

Esfregar é a melhor solução? Ou será que é melhor deixar a peça de molho?

Pó de talco e champô. Mais 6 outros métodos de remover manchas de gordura
Notícias ao Minuto

14:30 - 09/04/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Nódoas 'teimosas'

O segredo número um? Segundo a apresentadora e personalidade Ana Maria Braga num artigo de opinião para a Globo consiste em tentar limpar a nódoa o quanto antes para que a gordura não se alastre e instale por completo no tecido. Pressione papel absorvente sobre a mancha, mas não esfregue o papel, já que dessa forma só irá aumentar a mancha.

Antes de aplicar qualquer produto, verifique a etiqueta da roupa, já que materiais como seda, lã, couro e camurça costumam ter instruções especiais de limpeza e talvez necessitem de ser lavados a seco.

Ana Maria Braga lista algumas dicas caseiras para se livrar das tão temidas manchas de gordura:

Detergente ou champô

Após retirar o excesso de óleo com papel de cozinha, lave a peça com água quente e esfregue um pouco de detergente ou champô incolor na área afetada. Deixe secar naturalmente e verifique se a mancha saiu. Caso não tenha sido totalmente eliminada, repita o processo.

Talco, farinha de trigo ou sal

Esses produtos não tiram a mancha sozinhos, mas são ótimos para absorver o resíduo de óleo que ainda não penetrou no tecido. Coloque um pouco de um deles em cima da mancha e deixe agir por uns 10 minutos. Depois é só usar sabão em barra ou detergente e esfregar um pouco.

Limão

Esfregue uma rodela de limão sobre a mancha ou aplique uma boa quantidade de sumo na nódoa. De seguida, mergulhe a roupa em água quente, adicione sabão e lave normalmente.

Vinagre branco

Após remover o excesso de óleo com papel absorvente, aplique um pouco de vinagre branco por cima da mancha. Deixe agir por alguns minutos e depois lave com sabão ou detergente.

Limpa móveis e detergente

Essa mistura algo estranha é ótima para aquela mancha de gordura mais antiga, ou seja, que já penetrou no tecido. Misture uma colher de sopa de limpa móveis branco com a mesma medida de detergente incolor. A quantidade vai variar de acordo com o tamanho da mancha que deseja remover, mas mantenha sempre a proporção de um para um.

Coloque a mistura na mancha, esfregue com uma escova suave e deixe agir por 20 minutos. Depois lave com água e sabão.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório