Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

A popular planta usada na culinária que previne a perda de memória

Ingerir alho pode prevenir o esquecimento experienciado sobretudo por doentes de Alzheimer e Parkinson.

A popular planta usada na culinária que previne a perda de memória

O composto natural encontrado no alho – denominado de sulfeto alílico – melhora a saúde das bactérias presentes no intestino e consequentemente a saúde cognitiva da população mais idosa.

Os cientistas norte-americanos apuraram que aquele composto restaura triliões de microorganismos – também conhecidos por microbiota – no intestino.

Pesquisas anteriores já haviam sublinhado a importância do microbiota intestinal na manutenção da saúde, mas poucos estudos haviam explorado o bem-estar do intestino e as doenças neurológicas normalmente associadas ao envelhecimento.

O médico e cientista Jyotirmaya Behera, docente na Universidade de Louisville no estado do Kentucky, disse: “Os dados apurados sugerem que o consumo dietético de alho pode ajudar a manter os microorganismos do intestino saudáveis e melhorar a capacidade cognitiva e de raciocínio na população mais idosa”.

A co-autora do estudo Neetu Tyagi acrescentou: "A diversidade das bactérias do intestino diminui à medida que envelhecemos, numa idade mais avançada normalmente surgem doenças como Alzheimer e Parkinson e a capacidade de memória tende a decair”.

Para efeitos daquela pesquisa, a equipa testou a teoria em ratos idosos de 24 meses, o que equivale à idade humana entre os 56 e os 69 anos.

Foi dado aos roedores sulfeto alílico e esses bichos foram comparados a ratos mais novos e da mesma idade que não receberam aquela substância.

Os resultados revelaram que os ratos mais velhos que consumiram o suplemento revelaram ter uma melhor memória a curto e médio prazo, assim como uma melhor saúde intestinal.

Pesquisas subsequentes apuraram que o sulfeto alílico preserva ainda uma expressão genética derivada de um fator neuronal natriurético no cérebro que é crucial para a preservação da memória.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório