Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Tic-tac. Os quatro sintomas que se sentem antes de um ataque cardíaco

Presta atenção aos sinais que o seu corpo lhe dá? Eis o que deve ter em atenção antes de sofrer com um ataque cardíaco potencialmente fatal.

Tic-tac. Os quatro sintomas que se sentem antes de um ataque cardíaco
Notícias ao Minuto

13:00 - 08/04/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Bomba

Uma equipa de investigadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, afirma que é comum os sinais de um ataque cardíaco iminente não sejam detetados pelo indivíduos, principalmente quando falamos do ‘ataque silencioso’ – ou enfarte do miocárdio –, que tem sérios riscos de morte. E, quando o assunto é sobreviver a um ataque cardíaco, há uma forte relação com o tempo que se leva para socorrer a vítima.

O que tem de saber

A boa notícia é que o médico cardiologista Chauncey Crandall elaborou algumas dicas para fazer com que, caso venha a passar por um enfarte iminente, consiga reconhecer os sinais e pedir ajuda a tempo.

Crandall explica que o corpo humano manda avisos a respeito desse tipo de ataque dias, semanas e até meses antes de o episódio acontecer de facto. O problema é que esses sinais são vagos, silenciosos e podem, inclusive, ser completamente indolores; muitas pessoas nem percebem que esses sintomas estão relacionados com o coração.

De acordo com o cardiologista, é preciso manter-se atento à presença de quatro sinais específicos – e não têm nada a ver com aquilo que costuma ver nos filmes, quando alguém coloca a mão no peito, passa mal e cai no chão; embora esse tipo de ataque exista, ele é o menos comum.

O médico refere que a diferença entre um ataque cardíaco e um acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, é qual artéria é bloqueada: a que irriga o cérebro ou a que irriga o coração.

Por isso, é necessário que esteja atento a estes quatro sintomas:

- Dor no peito: Existem dois tipos preocupantes de dores no peito: a primeira é aquela que sente por todo o corpo; a segunda, que ocorre apenas nas regiões esquerda e central, podendo percorrer o braço esquerdo. Essa dor pode ocorrer de maneiras diferentes: ir e vir várias vezes, com dor breve; mais dor e maiores intervalos. O desconforto, menos ou mais intenso, vai existir de qualquer forma.

- Falta de ar: Mesmo se não tiver dores do peito, a falta de ar pode ser um forte indicador de ataque cardíaco. Um estudo publicado no Reino Unido indica que, entre as pessoas que sofreram ataques cardíacos, três em cada cinco tinham falta de ar – o que inclui pacientes que não apresentaram dor alguma no peito. A falta de ar pode aparecer antes ou durante um ataque cardíaco. Na presença desse sintoma, não deixe de procurar um médico.

- Indigestão ou azia: As células nervosas do estômago estão localizadas perto do coração, o que faz com que essas duas situações – azia e ataque cardíaco – possam ser confundidas.

- Náusea e vómito: Essas duas características são geralmente classificadas como atípicas quando o assunto é ataque cardíaco, mas Crandall explica que já percebeu a ocorrência desses sintomas em muitos dos seus pacientes. É importante entender que, nesse caso, os sinais ocorrem junto com outros, quase nunca sozinhos.

Na dúvida, consulte um médico médico e procure saber como vai o seu coração – não se esqueça, só tem um!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório