Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Contra a pressão alta coma esta fruta tropical, à venda nos supermercados

Os sintomas de pressão alta incluem fadiga e batimento cardíaco irregular. Alterar a alimentação é uma das formas mais fáceis de baixar os índices de tensão arterial naturalmente – eis o que pode comer.

Contra a pressão alta coma esta fruta tropical, à venda nos supermercados

A pressão alta afeta um em cada quatro portugueses.

Tal é extremamente preocupante já que a condição – também conhecida por hipertensão – aumenta as chances de ataque cardíaco e de enfarte.

Felizmente, existem formas de reduzir a pressão alta adotando algumas alterações na dieta.

Então o que deve ingerir para alcançar os melhores resultados?

O Serviço Nacional de Saúde (NHS) insiste para que os indivíduos comam mais fruta e vegetais “de modo a reduzir o risco de hipertensão”.

E se deseja reduzir os índices de tensão arterial deve tentar comer mais kiwis.

O fruto rico em potássio pode ajudar a equilibrar os níveis de sódio no organismo, o que promove o ótimo funcionamento dos rins, ao mesmo tempo que protege aquele órgão.

Diretrizes divulgadas pela organização American Heart Association afirmam: “O consumo de alimentos ricos em potássio é altamente benéfico, já que o potássio diminui os efeitos prejudiciais do sal no organismo”.

“Quanto mais potássio ingere, mais sódio perde através da urina”.

“O potássio também ajuda a aliviar a tensão dos vasos sanguíneos, o que por sua vez ajuda a diminuir os índices de pressão alta”.

Adicionalmente, um estudo publicado no periódico científico NCBI garante que os kiwis podem de facto baixar a tensão arterial.

Para efeitos daquela pesquisa os investigadores monitorizaram 118 indivíduos com tensão arterial normal ou com nível 1 de hipertensão de modo a averiguar os efeitos daquela fruta na corrente sanguínea.

Foi pedido ao grupo de intervenção que ingerisse três kiwis por dia, enquanto que ao grupo de controlo foram dadas maçãs.

Após oito semanas, aqueles que consumiram kiwis registaram uma maior redução nos índices de tensão arterial.

O estudo explica: “Entre homens e mulheres com níveis moderadamente elevados de hipertensão, o consumo de três kiwis foi associado a uma pressão arterial sistólica e diastólica de 24-h BP, comparativamente aos voluntários que comeram três maçãs por dia”.

Os investigadores salientam que será necessária a realização de mais pesquisas de modo a entender o total impacto que esta fruta pode ter no organismo – recomendando ainda que os indivíduos com hipertensão mantenham uma alimentação e um peso saudável, que deixem de fumar e pratiquem exercício físico.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório