Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Entenda por que os dentes se tornam amarelos

Fica impressionado com os dentes brancos de cantores, atrizes e celebridades em geral? Todavia, a verdade é que a maioria das pessoas não tem acesso ou capacidade financeira para fazer tratamentos dentários eficazes a longo prazo. Mas, por que será que ficamos com os dentes amarelos?

Entenda por que os dentes se tornam amarelos
Notícias ao Minuto

14:30 - 08/04/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Dentição

A verdade é que diversos fatores podem influenciar a cor dos dentes, sendo que as manchas dentárias extrínsecas, aquelas na superfície do esmalte – a camada dura e mais externa do dente – são as mais comuns, como reporta a publicação Mega Curioso. Esse tipo de marca tem a ver, na maioria dos casos, com aquilo que come. Entre os vilões estão alimentos e bebidas escuros, como café, vinho tinto, chá preto, refrigerantes e molhos escuros.

Já as bebidas e os alimentos ácidos podem manchar a dentição além do esmalte e, uma vez que o esmalte esteja corroído, as manchas são muito mais intensas. Sem falar em agravantes como o cigarro, que faz mal não só aos dentes, vale lembrar, e a falta de higiene bucal, que permite a formação de placas bacterianas.

Um segundo tipo de mancha, a intrínseca é aquela que se forma no interior do dente, quando o esmalte já não consegue proteger a superfície. Além dos ácidos, alguns medicamentos podem provocar esse tipo de mancha.

Os especialistas salientam que é necessário ter cautela na utilização de fármacos para tratar gengivites, já que alguns podem causar a descoloração dos dentes. Há também casos de descoloração registados pela toma de minociclina, usada no tratamento da acne. Há igualmente evidências de que alguns medicamentos utilizados para tratar alergias e hipertensão também podem manchar os dentes.

Além de determinada medicação, a ingestão excessiva de flúor pode comprometer a cor dos dentes, e pacientes que fazem quimioterapia também podem ficar com a dentição amarelada. Isso sem falar em fatores genéticos, que acabam por influenciar a cor do seu sorriso. O avanço da idade também é um agravante, já que o esmalte se dilui à medida que envelhecemos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório