Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Consegue correr 5km? Damos-lhe 5 dicas para bater a distância

Um dos primeiros objetivos de quem começa a correr é bater a marca dos cinco quilómetros. Porém, para muitos, sobretudo para os iniciantes, conquistar aqueles cinco mil metros pode parecer uma missão quase impossível.

Consegue correr 5km? Damos-lhe 5 dicas para bater a distância
Notícias ao Minuto

08:00 - 08/04/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Running

No entanto, basta um pouco de foco e preparação para chegar à meta — mesmo para aqueles que estão acostumados a uma vida mais sedentária.

Conquiste os cinco quilómetros com estas cinco estratégias:

1. Fortalecimento

O primeiro passo para conseguir correr 5km é o fortalecimento muscular. Para os iniciantes, o ideal é trabalhar determinadas regiões do corpo como as ancas, joelhos, coluna, lombar e tornozelos.

2. Alimentação e sono

Não adianta alimentar-se mal ou dormir pouco e ir correr para ficar mais saudável. Além de dormir bem, recomenda-se procurar um profissional de nutrição para manter uma dieta adequada, sabendo o que comer ingerir antes, durante e depois da corrida.

3. Corrida intervalada

O indicado por especialistas é fazer uma corrida intervalada por tempo ou distância. Por exemplo, pode começar por correr um minuto e caminhar durante três, eaos poucos, ir aumentando o tempo de corrida.

4. Treine a respiração

Se é um iniciante na corrida, já teve ou tem essa dúvida: há apenas uma forma correta de respirar? A resposta é não. Pode usar o nariz ou a boca, de acordo com o que o deixa mais confortável. Mas é importante treinar a respiração, assim como os outros elementos envolvidos na corrida.

Existem três tipos de respiração: diafragmática, intercostal e pulmonar, sendo que a primeira promove uma maior captação de ar. Logo é a mais eficiente para atletas.

5. Paciência

Com foco, é possível cumprir a distância em pouco tempo. É claro que depende muito da pessoa e, antes de começar a praticar qualquer atividade física, deve procurar um médico para realizar todos os exames necessários. Com fortalecimento, boa alimentação e sono e praticando a corrida intervalada, é possível correr 5 km num período que varia entre 1 e 3 meses.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório