Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

O surpreendente benefício de treinar à noite. Deixe arder

Treinar logo de manhã desperta o metabolismo, o corpo e mente e ajuda a concentrar-se ao longo do dia. Mas ainda assim, nem todos somos corajosos o suficiente para acordar às seis da manhã e enfrentar uma ida ao ginásio ou uma corrida no parque...

O surpreendente benefício de treinar à noite. Deixe arder

Se é verdade, que a hora do dia em que treina afeta o desempenho e resultados, e essa hora não tem necessariamente de ser de manhã.

Alguns especialistas acreditam que o momento certo para se exercitar é relativo e depende do próprio relógio cronológico, ou cronótipo, de cada indivíduo, que determina se é de facto uma pessoa matutina ou noturna.

“Os músculos são até 30% mais fortes à noite”

A médica e investigadora Gladys Pearson, fisiologista que estuda músculos na Universidade Metropolitana de Manchester, no Reino Unido, defende que treinar durante a noite tem um impacto muito maior no corpo do que em qualquer outro momento do dia, porque à noite é quando os indivíduos estão fisicamente mais fortes.

A pesquisa de Pearson aponta que treinar à noite pode aumentar a capacidade física entre 8 a 30%. Uma das razões para isso, diz ela, é que os músculos estão mais aquecidos.

A pesquisa

A equipa de Pearson monitorizou e comparou o desempenho de três participantes comandados para saltarem verticalmente de manhã e no início da noite.

E, apesar do tamanho diminuto da experiência, os resultados foram de facto surpreendentes.

Todos os três viram o seu desempenho aprimorado à noite. A menor diferença foi observada nos saltos da participante Beth, cujo desempenho melhorou 1,8% à noite. Enquanto isso, a participante Richardson saltou 1,23 cm mais alto – equivalente a uma melhoria de 7,7% em termos de desempenho – Declan aumentou a sua altura de salto em 6 cm, um aumento de 16,3%.

Pearson acredita que o melhor desempenho resulta do facto dos músculos estarem mais aquecidos e também devido ao papel das hormonas.

“De manhã, as hormonas estão propensas a quebrar o músculo, e à noite, ocorre o contrário”, disse Pearson, confirmando que obterá melhores resultados à noite, quando as hormonas estão no modo de construção muscular.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório