Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Uma questão de aura. O sintoma muitas vezes ignorado da enxaqueca

Estima-se que uma em cada sete pessoas do planeta sofra de enxaquecas. A doença é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a sexta mais incapacitante do mundo, afetando cerca de 15% da população, mais ou menos 31 milhões de indivíduos, com incidência maior entre as mulheres (25%).

Uma questão de aura. O sintoma muitas vezes ignorado da enxaqueca
Notícias ao Minuto

09:00 - 04/04/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Dor excruciante

Apesar da maioria dos indivíduos não ter conhecimento, a enfermidade pode ter sintomas que vão muito além da dor de cabeça, como reporta a BBC. São os distúrbios visuais, que se manifestam através de pontos luminosos ou piscantes e que ficam parados ou se movem, perceção de luz em ziguezague e visão embaciada, entre outros.

Estes fazem parte de um tipo menos comum da patologia, a enxaqueca com aura. Vale destacar que existem ainda outras formas de auras, as sensoriais e motoras - que causam, por exemplo, formigueiro ou dormência em uma ou mais partes do corpo, dificuldade em falar e ouvir e confusão mental.

"A maioria das pessoas sofrem de enxaqueca clássica, apenas entre 15% a 20% apresentam a com aura, e a visual atinge 90% delas", comenta Fabio Porto, neurologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), no Brasil.

Mas, afinal o que é a enxaqueca com aura visual?

Também chamada de oftalmológica ou ocular, a enxaqueca com aura não tem nada a ver com a visão. Na verdade, assim como a clássica, ela está totalmente relacionada com o cérebro.

De acordo com Danilo Andriatti Paulo, especialista em neuro-oftalmologia do H. Olhos - Hospital de Olhos - , é comum os pacientes com enxaqueca procurarem primeiro um oftalmologista por conta dos sinais visuais gerados pela enfermidade.

"Até existem algumas doenças com sintomas parecidos, como descolamento de retina, então temos de descartar todas as possibilidades antes de encaminhar o paciente para o neurologista", analisa.

Mas o que é exatamente a enxaqueca com aura? Como explica Fabio Porto, da FMUSP, a enxaqueca em si é uma doença crónica, cuja principal característica é a forte dor de cabeça, normalmente pulsátil. As suas causas ainda não totalmente conhecidas, mas sabe-se que ocorre um desequilíbrio bioquímico no cérebro, associado a predisposição genética e fatores ambientais e comportamentais.

Já a aura é um fenómeno neurológico que ocorre antes - é o mais comum, daí ser conhecida como ‘premonição’ -, durante ou até depois do aparecimento da dor.

"O que acontece, neste caso, é uma alteração elétrica no cérebro, correlacionada com a depressão alastrante de leão (onda de intensa atividade nervosa celular que se espalha pela camada externa do cérebro, o córtex). E ninguém sabe ainda porque algumas pessoas têm e outras não", informa o médico.

Os distúrbios da visão, além das formas como citamos no início desta reportagem, podem causar o ponto cego (escotoma), perda temporária da capacidade de ver e falta de foco. E isso pode ocorrer em um ou nos dois olhos, muitas vezes até quando estão fechados.

Prevenção e tratamento

Para evitar a enxaqueca com aura as recomendações são as mesmas da enxaqueca clássica: descobrir os fatores desencadeantes, dormir bem, evitar o stress, ter uma alimentação saudável e equilibrada, não ficar muitas horas em jejum, praticar atividade física regularmente e manter-se hidratado.

É preciso salientar que diversos estudos mostram que este tipo de enxaqueca é um fator de risco para o acidente cerebral vascular (AVC).

Adicionalmente, é fundamental buscar a ajuda de um especialista, a fim de que ele determine o melhor tratamento para o problema e indique os medicamentos necessários.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório