Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Dor crónica atinge mais de 30% dos adultos portugueses

O XIV Fórum de Dor das Ilhas Atlânticas vai realizar-se, de 4 a 6 de abril, no Hotel Meliã Madeira Mare, no Funchal.

Dor crónica atinge mais de 30% dos adultos portugueses
Notícias ao Minuto

15:50 - 02/04/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Fórum

"Pretendemos promover o debate sobre o impacto social da dor crónica e criar um espaço destinado à reflexão e discussão de assuntos relacionados com a dor, em particular para os profissionais da Macaronésia (Madeira, Canárias, Açores, Cabo Verde) e do território peninsular de Portugal e Espanha", explica Duarte Correia, presidente do XIV Fórum de Dor das Ilhas Atlânticas.

Em Portugal, estima-se que a dor crónica atinja mais de 30 por cento dos adultos portugueses. As repercussões de natureza económica são elevadas, calculando-se que o custo anual da dor crónica seja superior a 3 mil milhões de euros. Cerca de metade (1,6 mil milhões de euros) deve-se a despesas com cuidados de saúde, enquanto que o restante resulta dos chamados custos indiretos, tais como o absentismo e as reformas antecipadas provocadas pela dor crónica.

O Fórum abordará o panorama do tratamento da dor numa perspetiva multidisciplinar e interdisciplinar, através de cursos práticos, workshops, debates, simpósios, painéis e conferências magistrais.

O Fórum de Dor das Ilhas Atlânticas, que promove este evento, é uma sociedade científica sem fins lucrativos, que procura promover o conhecimento, o estudo e o tratamento da dor em particular nas Ilhas da Macaronésia (Madeira, Canárias, Açores, Cabo Verde).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório