Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Crianças de fertilização in vitro em risco de cancro logo aos 10 anos

Os cientistas afirmam que os dados apurados permanecem inconclusivos, relativamente a se é o processo de fertilização in vitro (FIV) ou a infertilidade inerente dos progenitores que despoleta o risco de cancro nos mais novos.

Crianças de fertilização in vitro em risco de cancro logo aos 10 anos

Crianças nascidas a partir de FIV estão mais propensas a sofrerem de qualquer tipo de cancro, comparativamente às que são concebidas naturalmente, revela um novo e extensivo estudo.

A pesquisa revela que os bebés gerados a partir de tubos de ensaio apresentam uma probabilidade 17% maior de serem diagnosticados com tumores logo na primeira década das suas vidas.

A equipa de investigadores norte-americanos que realizou o estudo afirma que os dados apurados se devem a um maior risco de cancros embrionários – tumores que tem início nas células fetais – sobretudo no fígado.

Todavia, os cientistas garantem que ainda não é absolutamente claro se são os tratamentos de FIV ou a infertilidade dos pais os culpados por este risco acrescido.

O grupo de cientistas da Universidade do Minnesota, nos Estados Unidos, comparou 2,27 milhões de nascimentos naturais a 276,000 derivados de tratamentos de fertilidade.

Em declarações para o periódico científico JAMA Pediatrics, os investigadores concluíram: “Este estudo detetou uma associação entre FIV e o aparecimento de cancro na infância”.

Estima-se que em todo o mundo mais de 6,5 milhões de bebés tenham nascido usando esta técnica.

O professor britânico de pediatria Alastair Sutcliffe, docente na University College London, afirma que os estudos realizados em animais sugerem que o processo de FIV possa afetar os genes, mas alerta para a necessidade da realização de mais pesquisas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório