Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

O café que marca viagens com livros já abriu

'Ler por aí...Café' celebra os livros viajando através deles. O novo espaço literário de Lisboa, que abriu as suas portas no dia 21 de março, organiza eventos multiculturais no café. Sempre com um livro como inspiração.

O café que marca viagens com livros já abriu
Notícias ao Minuto

15:00 - 01/04/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle 'Ler por aí...Café'

Apaixonada por livros e viagens, Margarida Branco criou o Ler por aí..., um conceito único em Portugal. “Tem como proposta fundamental uma geografia de leituras. Ou seja, o critério é a ligação entre um livro e os lugares em que a narrativa se passa, criando um referencial geográfico para a literatura, um guia de viagem literário. Desta forma, os lugares adquirem uma nova leitura e um novo olhar".

O conceito começou por ser um site, desenvolveu-se para passeios, jantares e outros formatos realizados 'por aí'. Agora, Margarida leva mais longe a sua própria viagem, criando uma sede física para dar outro fôlego ao projecto. O Ler por aí... Café é um espaço onde propomos materializar o nosso conceito através da realização de eventos, da oferta gastronómica e da livraria - é uma base, uma casa".

O objectivo deste inovador café literário é convidar as pessoas a lerem livros cujas histórias se passam no lugar para onde vão viajar. Ou a passearem pelos lugares onde acontecem os grandes livros das suas vidas. “É conhecer o mundo sob um olhar diferente, o da literatura. Conhecer a literatura através dos lugares, da viagem, das deambulações.”

Como parceiro nesta aventura, Margarida Branco conta com Luís Serpa, que está a trabalhar na programação de actividades, incluindo as escolhas gastronómicas. Porque o projecto não se restringe a um clássico café literário. 

Notícias ao Minuto© Ler por aí...Café

Ao longo de cada mês, a inspiração nasce de livros e viagens, mas as concretizações são variadas. “Vamos ter jantares literários, em português e outras línguas, com pratos da região em que se passa a história do livro do mês. Haverá música tradicional e pequenas palestras, mas também workshops de leitura em voz alta, conversas de café com convidados, exposições de fotografias de viagem, histórias de quem nasceu fora de Portugal, clube de conversação em português (para estrangeiros a residir em Portugal), partilha de livros e karaoke de leituras."

Ler por aí...Café

Rua Jacinta Marto, 10B, aos Anjos, Lisboa – Portugal.

Horário: de segunda a sexta das 16h à 00h e sábado e domingo, das 11h às 00h. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório