Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

O exercício simples e rápido que previne e trata a diabetes de tipo 2

Os sintomas de diabetes de tipo 2 podem ser atenuados através da adoção de um estilo de vida saudável. Eis um tipo de exercício capaz de prevenir os picos de açúcar do sangue associados à doença.

O exercício simples e rápido que previne e trata a diabetes de tipo 2
Notícias ao Minuto

09:00 - 28/03/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Epidemia

A diabetes de tipo 2 é uma patologia crónica que afeta milhões de indivíduos em todo o mundo, sendo que em Portugal se estima que afete cerca de um milhão de pessoas.

Devido a essa taxa de prevalência exorbitante a Organização Mundial de Saúde (OMS) já denominou esta doença – juntamente com a obesidade – como a “nova epidemia do século XXI”.

A diabetes de tipo 2 ocorre quando os índices de açúcar na corrente sanguínea sobem vertiginosa e perigosamente, manifestando-se através de sintomas que incluem perda de peso súbita e inexplicável e visão turva.

Contudo, existem inúmeras de formas de combater a diabetes, incluindo o tipo de regime alimentar adotado.

Uma outra forma de prevenir e travar a condição consiste em manter um estilo de vida ativo, sendo que há um tipo de exercício físico que combate ativamente os sintomas.

De acordo com a American Diabetes Association, o ténis é um tipo de atividade aeróbica bastante benéfica para os doentes.

A atividade aeróbica melhora a capacidade de resistência à insulina, assim como contribui para diminuir os níveis de açúcar.

Para beneficiar de todas as vantagens, é aconselhável não passar mais de dois dias sem praticar exercício e ter como objetivo treinar cinco dias por semana.

A American Diabetes Association diz: “Os exercícios aeróbicos – como o ténis que é um exercício extremamente completo, já que trabalha todas as partes do corpo – ajudam o corpo a produzir insulina mais eficientemente”.

“Tornam o coração e os ossos mais fortes, aliviam o stress, melhoram a circulação sanguínea e reduzem o risco de doenças cardíacas baixando os índices de glucose e a pressão arterial e melhorando os níveis de colesterol”, diz.

“Alguns exemplos de atividades benéficas incluem caminhadas com passo apressado, dançar, nadar, jogar ténis e escalada”.

O ténis pode ainda ajudar a fortalecer os músculos abdominais e do core, acrescenta a associação norte-americana.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório