Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Aumento da longevidade pode transformar pessoas em "zombies ambulantes"

De acordo com um cientista italiano, uma pessoa que atinge os 80 anos já perdeu cerca de 10 a 15% do cérebro, e ainda não se sabe como reverter esse processo.

Aumento da longevidade pode transformar pessoas em "zombies ambulantes"
Notícias ao Minuto

13:00 - 27/03/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Viver para sempre?

Laboratórios por todo o mundo estão a tentar combater as causas do envelhecimento para aumentar a expetativa de vida humana, mas especialistas alertam que isso pode transformar uma parte da população em "zombies ambulantes".

O cientista italiano Mauro Giacca, professor de Ciências Cardiovasculares no King's College de Londres, no Reino Unido, disse que manter o corpo vivo por mais tempo é inútil, a menos que se descubra um método eficaz de regenerar as células cerebrais.

Segundo Giacca, cada ser humano perde cerca de 80 mil neurónios todos os dias, e ainda não foi descoberta uma forma de os regenerar. Logo, uma pessoa que atinge 80 ou 90 anos já perdeu cerca de 10 a 15% de seu cérebro, e por isso esses indivíduos pensam e movem-se mais devagar. 

Cientistas interessados em entender por que as células envelhecem e morrem desenvolveram estudos sobre como parar esse processo. Da mesma forma, melhorias no tratamento de doenças como o cancro e avanços na vacinação e nutrição significam que a população está a viver mais do que nunca. Contudo, esses especialistas estão longe de resolver o problema da demência e da perda de células cerebrais, e isso indica que insistir em aumentar a expetativa de vida pode aumentar o número de pessoas com demência. 

Mesmo que o mundo fosse livre de doenças e as pessoas aderissem a uma dieta restritiva e 100% saudável, ainda assim não seria suficiente para evitar a degeneração do cérebro. As pessoas acabariam com "um coração saudável, mas com uma cabeça estúpida", disse Giacca. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório