Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Ovo inteiro ou apenas a clara: O que é melhor para os músculos?

Será que deve optar por comer o ovo inteiro ou só as claras: afinal, o que é melhor para aumentar a massa muscular?

Ovo inteiro ou apenas a clara: O que é melhor para os músculos?

Um estudo levado a cabo por investigadores norte-americanos decidiu-se concentrar na polémica questão.

As claras dos ovos são geralmente enaltecidas por quem quer mais músculo. Utilizar só essa parte do alimento seria vantajoso, na medida em que proporciona uma ótima quantidade de proteínas – a principal matéria-prima de bíceps, tríceps e afins–, e ainda contém poucas gorduras.

Porém, investigadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, acabam de publicar um estudo no qual demonstram que essa estratégia de descartar as gemas não traz de facto vantagens. Sendo até detrimental.

Para efeitos daquela pesquisa, dez homens jovens foram convidados a realizar um treino de resistência. Depois, comeram ovos inteiros (somando 18 gramas de proteínas e 17 gramas de gorduras) ou só a clara (totalizando 18 gramas de proteínas e 0 gramas de gorduras). Repare que o teor proteico das duas intervenções era o mesmo.

Seguidamente, os cientistas realizaram diversos exames de sangue e biópsias musculares para verificar como os aminoácidos (as moléculas menores que formam as proteínas) surgiam na circulação e na produção de músculos antes e depois da prática de exercício e da alimentação.

Os resultados revelaram, em primeiro lugar, que comer ovos inteiros ou apenas a clara proporciona a mesma quantidade de aminoácidos. “Nos dois casos, de 60 a 70% dos aminoácidos estavam disponíveis no sangue para formar novos músculos”, informou Nicholas Burd, principal autor do estudo, num comunicado à imprensa.

Entenda por que o ovo inteiro é melhor

Os especialistas mediram, em detalhe, como se dava a síntese de proteínas nos músculos em cada situação e notaram que a ingestão do alimento completo logo após o exercício resistido contribuiu muito mais para a formação de massa muscular.

A resposta pós-treino de construção de músculos entre quem comeu o ovo inteiro foi 40% maior do que a observada no grupo que ingeriu somente as claras. Segundo Burd, a gema do alimento possui proteínas, mas também exibe componentes que não estão presentes na clara – e algo nessa receita parece melhorar a capacidade do corpo utilizar proteínas para fortalecer os músculos.

“O nosso trabalho sugere que consumir proteínas dentro de sua matriz alimentar natural tende a ser mais benéfico para os músculos do que recorrer a fontes isoladas desses nutrientes”, concluiu o cientista.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório