Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Vai dormir? Sonhos eróticos podem afinal não ter nada a ver com sexo

O psicanalista Sigmund Freud dizia que tudo na vida estava relacionado com sexo (incluindo os sonhos) e que toda a motivação humana dependia desse desejo sexual.

Vai dormir? Sonhos eróticos podem afinal não ter nada a ver com sexo

Quem nunca sonhou que fez sexo com aquele amigo ou parente e acordou constrangido e quase literalmente a morrer de vergonha? Pois, não está só.

Porém, saiba que o sonho erótico nem sempre reflete desejo sexual.

"O sonho é uma comunicação do seu inconsciente com a consciência. Este vem para ensinar, antecipar ou compensar algo. O sonho nunca é literal", explica o analista Waldemar Magaldi, do Instituto Junguiano de Pesquisa e Ensino, em declarações à publicação Universa. Para o especialista, é importante analisar as simbologias da mensagem que o inconsciente está a enviar.

Segundo ele, esses símbolos podem ter muitos significados. "Existe um inconsciente coletivo, que tem símbolos universais chamados de arquétipos. Mas temos também o inconsciente individual, ligado às questões individuais", afirma Waldemar. Pense no seu contexto Isso quer dizer, que por mais que a figura da "mãe" por exemplo, possa ter um significado universal, no seu sonho, ela também vai ter um significado ligado às suas relações, ao seu contexto e ao que está a viver nesse momento. ”Para analisar um sonho, é preciso entender o contexto de quem sonha", diz o terapeuta e antropólogo Darrell Champlin.

Sonhar que tem relações sexuais com o chefe

Claro que pode se tratar de um real desejo de ter sexo com o chefe. Mas também pode ser uma forma do inconsciente demonstrar insegurança, na carreira ou na vida, com alguém que considera superior a si.

Sonhar com sexo com pai ou mãe

Não entre em pânico. Para entender esse sonho, é preciso entender o que a figura do pai ou da mãe representam para si. Para a teoria Junguiana, a mãe é o arquétipo do cuidado, proteção, nutrição. Talvez esteja a necessitar de cuidar mais do outro e de si próprio. Já o pai é o arquétipo do patriarcado, das regras, do limite. Será que não está à procura disso? De um sistema de poder?

Sonhar com sexo com um amigo

Pode ser que esteja a iniciar uma nova relação, de amizade ou até profissional, não necessariamente com a pessoa do sonho. Ou até que sinta que necessita de aprofundar algumas relações de amizade na sua vida. Esse sonho pode também indicar que está a começar algo, uma nova relação.

Sonhar que faz sexo em público

Tem a ver com exposição. Provavelmente, está a sentir-se de alguma maneira exposto ou está com medo de alguma situação com o potencial de o deixar vulnerável. O sexo em público pode significar um medo de ser visto de uma maneira muito explícita pelos outros e, por isso, também ser julgado.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório