Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Cinco alimentos que jamais deve dar ao seu cão

Até uma simples peça de fruta pode não ser indicada.

Cinco alimentos que jamais deve dar ao seu cão
Notícias ao Minuto

13:00 - 25/03/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Alimentos

A alimentação própria para os animais de estimação evoluiu bastante nos últimos anos, contribuindo para a saúde e bem estar dos nossos melhores amigos.

Porém, dar ao animal outros alimentos pode não somente prejudicar a dieta do animal, como pode colocar o cão em risco.

Como tal, deve evitar compartilhar os alimentos que come com o seu patudo. Até mesmo uma simples fruta, aparentemente inofensiva e saudável, pode ser prejudicial.

Eis alguns dos alimentos proibidos:

Alho e cebola

O alho e a cebola podem causar danos nos glóbulos vermelhos. O alho, se usado em pequena quantidade, oferece um risco menor. Já, a cebola costuma ser menos tolerada. Pequenas porções podem causar alterações significativas no sangue, podendo provocar a morte do animal. Os sintomas iniciais mais comuns incluem vómitos, diarreia, salivação intensa, que podem evoluir para falta de coordenação, apatia, falta de apetite, urina escura e destruição das células vermelhas do sangue (hemácias).   

Uvas ou passas

Existem inúmeros relatos de cães que desenvolveram insuficiência renal(falência dos rins) após ingerirem uvas ou passas. Os sintomas vão de vómitos nos casos mais brandos a sintomas clássicos de mau funcionamento dos rins, como aumento da ingestão de água e da produção de urina, falta de apetite, dor abdominal e, em casos mais avançados, a diminuição na produção de urina.

Ossos

Os ossos de frango, assados e outras carnes podem causar engasgo, obstrução das vias aéreas, lesões, hemorragias e até perfuração do trato gastrointestinal.

Chocolate

O chocolate contém teobromina que é muito tóxica e prejudicial para os cães, além da cafeína que já citamos. Os sinais de alarme são vómitos, diarreia, hiperatividade, tremores musculares, convulsões e arritmia, podendo levar rapidamente à morte.

Abacate

O abacate e as suas sementes contêm uma toxina denominada de persin. O persin trata-se de uma toxina fúngica geralmente inofensiva para os seres humanos, mas quando consumida por animais domésticos é perigosa. Pode causar vómitos, diarreia e problemas respiratórios.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório