Cinco alimentos que jamais deve dar ao seu cão

Até uma simples peça de fruta pode não ser indicada.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
25/03/2019 13:00 ‧ 25/03/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Alimentos

A alimentação própria para os animais de estimação evoluiu bastante nos últimos anos, contribuindo para a saúde e bem estar dos nossos melhores amigos.

Porém, dar ao animal outros alimentos pode não somente prejudicar a dieta do animal, como pode colocar o cão em risco.

Como tal, deve evitar compartilhar os alimentos que come com o seu patudo. Até mesmo uma simples fruta, aparentemente inofensiva e saudável, pode ser prejudicial.

Eis alguns dos alimentos proibidos:

Alho e cebola

O alho e a cebola podem causar danos nos glóbulos vermelhos. O alho, se usado em pequena quantidade, oferece um risco menor. Já, a cebola costuma ser menos tolerada. Pequenas porções podem causar alterações significativas no sangue, podendo provocar a morte do animal. Os sintomas iniciais mais comuns incluem vómitos, diarreia, salivação intensa, que podem evoluir para falta de coordenação, apatia, falta de apetite, urina escura e destruição das células vermelhas do sangue (hemácias).   

Uvas ou passas

Existem inúmeros relatos de cães que desenvolveram insuficiência renal(falência dos rins) após ingerirem uvas ou passas. Os sintomas vão de vómitos nos casos mais brandos a sintomas clássicos de mau funcionamento dos rins, como aumento da ingestão de água e da produção de urina, falta de apetite, dor abdominal e, em casos mais avançados, a diminuição na produção de urina.

Ossos

Os ossos de frango, assados e outras carnes podem causar engasgo, obstrução das vias aéreas, lesões, hemorragias e até perfuração do trato gastrointestinal.

Chocolate

O chocolate contém teobromina que é muito tóxica e prejudicial para os cães, além da cafeína que já citamos. Os sinais de alarme são vómitos, diarreia, hiperatividade, tremores musculares, convulsões e arritmia, podendo levar rapidamente à morte.

Abacate

O abacate e as suas sementes contêm uma toxina denominada de persin. O persin trata-se de uma toxina fúngica geralmente inofensiva para os seres humanos, mas quando consumida por animais domésticos é perigosa. Pode causar vómitos, diarreia e problemas respiratórios.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas