Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Grady é a nova esperança contra infertilidade após cancro pediátrico

O nascimento da macaca Grady pode tratar-se de um verdadeiro marco científico.

Grady é a nova esperança contra infertilidade após cancro pediátrico
Notícias ao Minuto

15:38 - 22/03/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Revolução

Apesar de atualmente cada vez mais as crianças sobreviverem ao cancro pediátrico, a verdade é uma em cada três fica estéril devido aos tratamentos agressivos a que são submetidas, nomeadamente a quimioterapia e a radioterapia.

Porém, uma equipa de cientistas terá descoberto um método que promete reverter a infertilidade nos rapazes. A prova disso é a Grady, a primeira macaca nascida com a ajuda desta tecnologia experimental.

À priori de serem submetidos a terapias contra o cancro, os homens podem congelar o esperma. Todavia, antes da puberdade, os rapazes não produzem espermatozoides, não sendo assim possível preservar esse material biológico.

De modo a resolver esse problema, os cientistas decidiram extrair tecido testicular não desenvolvido, antes dos tratamentos, congelá-lo e injetá-lo novamente durante a adolescência das crianças do sexo masculino.

O método inovador já foi colocado em prática três vezes, desde o ano 2000. Porém só em abril deste ano é que se registou o primeiro caso bem sucedido.

Uma equipa de investigadores liderada por um biólogo da Universidade de Pittsburg, nos Estados Unidos, anunciou ter conseguido fazer nascer, através dessa técnica e de fecundação in vitro, uma fémea macaca – Grady.

Assim, conservar o tecido testicular imaturo pode ser a solução para combater a infertilidade das crianças que são sujeitas aos efeitos tóxicos das quimioterapias e radioterapias.

O estudo revolucionário foi publicado no periódico científico Science

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório