Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Garrett McNamara dá 5 dicas aos portugueses para despoluir o oceano

No âmbito do dia Mundial da Água, Garrett McNamara dá 5 dicas aos portugueses para tornar o oceano mais limpo.

Garrett McNamara dá 5 dicas aos portugueses para despoluir o oceano
Notícias ao Minuto

15:15 - 22/03/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Dia Mundial

O surfista, detentor do recorde da maior onda surfada até 2018, é o embaixador da campanha 'Clean the Sea for Your Future' da Yamaha, que tem como principal objetivo sensibilizar os diferentes públicos que interagem com o mar promovendo melhores práticas e incentivando escolhas mais sustentáveis.

Juntos pretendem estar na linha da frente em prol da defesa dos oceanos. Com o bom tempo à espreita as idas à praia tornam-se num dos programas mais apetecíveis dos portugueses.

Garrett McNamara sugere algumas atitudes ecológicas que se podem por em prática, ao mesmo tempo que se desfruta dos benefícios do sol e do mar.

1 - Organizar uma limpeza à praia com as crianças

As crianças são a nova geração de líderes do futuro e é importante que se tornem conscientes do impacto das suas ações. Consciencializá-las para as questões ambientais é dar-lhes ferramentas para que façam escolhas mais sustentáveis. Juntar um grupo de crianças e organizar uma limpeza a uma praia é uma forma didática de lhes mostrar o impacto real que o lixo tem no meio ambiente.

2 - Trazer sempre mais lixo da praia do aquele que se levou

Sempre que desfrutar de um dia de praia, quer sozinho ou em família, leve sempre o lixo consigo e coloque-o nos respetivos contentores de reciclagem. Adicionalmente, se cada pessoa levar da praia mais lixo do que aquele que se produziu é dar um contributo importante para a conservação do meio ambiente. Se conseguirmos inspirar os outros a fazer o mesmo, conseguimos um efeito em cadeia muito positivo.

3 - Fazer escolhas conscientes

A maior parte do plástico produzido e consumido, acaba no mar. Por isso, evite ao máximo o consumo de plástico, principalmente o de uso único e certifique-se de que o coloca num contentor de reciclagem.Existem vários produtos que podem ser substituídos por materiais sustentáveis, como trocar os sacos de plástico e a pelicula aderente para embalar os snacks, por sacos de pano reutilizáveis.

4 – Apoiar uma organização ou projeto que defenda os oceanos

A sociedade está cada vez mais atenta e une-se para agir em prol da defesa dos oceanos. Reverter as estatísticas está ao alcance de todos mas ganha mais poder quando é feita de forma organizada. Apoiar uma organização ou um projeto que defenda os oceanos é uma forma de sentir que está a contribuir ativamente para esta causa. Poderá fazê-lo não só com doações, mas inscrevendo-se como voluntário.

5 – Usar equipamentos de lazer no mar de marcas ecologicamente conscientes

Para surfar as ondas gigantes, como as da Nazaré, são necessários equipamentos fiáveis e seguros. Por exemplo, a Yamaha tem encarado este tema com seriedade e investido em desenvolver motores mais sustentáveis, com maior potência e menos consumo de combustível.Segundo Garrett McNamara “todos devemos liderar a causa da defesa do meio ambiente e sinto-me orgulhoso por ter sido convidado pela Yamaha para embaixador da campanha “Clean the Sea For Your Future”. Juntos queremos fazer a diferença e inspirar todos os portugueses a unirem-se para despoluir o mar e começar a fazer escolhas sustentáveis. Quando todos nos unimos em prol de uma causa não só fazemos a diferença como nos tornamos na diferença”.Garrett McNamara assume a sua preocupação com a poluição dos oceanos, tendo já lançado uma campanha em nome próprio para a eliminação do plástico de uso único. Para McNamara é preciso agir agora para assegurar um futuro digno para todas as crianças.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório