Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Cancro dos ossos: Atenção. Nove sintomas que jamais pode ignorar

O cancro do osso pode ser primário ou secundário. Saiba mais.

Cancro dos ossos: Atenção. Nove sintomas que jamais pode ignorar
Notícias ao Minuto

20:07 - 24/03/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Doença

No seu estado normal, as células crescem e dividem-se em novas células, que são formadas à medida que vão sendo necessárias. A este processo chama-se regeneração celular. Quando as células normais envelhecem ou são danificadas, morrem naturalmente. Já quando as células perdem este mecanismo de controlo e sofrem alterações no seu genoma (DNA), tornam-se células de cancro, que não morrem quando envelhecem ou se danificam, e produzem novas células que não são necessárias de forma descontrolada, resultando na formação de um cancro, segundo as informações divulgadas pela rede de hospitais CUF.

Ao contrário das células normais, as células de cancro podem espalhar-se para outras partes do organismo. A este processo dá-se o nome de metastização.

cancro primário do osso – osteosarcoma - é um tumor maligno com origem em células que formam osso – os osteoblastos.

O cancro secundário do osso, são lesões ósseas que são formadas por células originárias noutros órgãos que circularam pelos vasos e se implantaram nos ossos. A esta condição dá-se o nome de metástases ósseas comuns em cancros epiteliais, frequentes com o cancro da próstata, do pulmão e da mama.

Segundo a American Cancer Society os principais sinais e sintomas dos tumores ósseos são:

Dor: Nomeadamente no osso afetado é a queixa mais comum dos pacientes com tumores ósseos. No início, a dor não é constante, mas pode ser mais intensa a noite ou quando devem ser realizados movimentos, por exemplo, dor nas pernas ao caminhar.

Inchaço: o inchaço no local da dor pode não ocorrer de imediato. Dependendo da localização do tumor pode ser sentido um nódulo ou uma massa no local.

Fraturas: os tumores ósseos podem enfraquecer o osso, mas na maioria das vezes, os ossos não chegam a fraturar. Pacientes com fraturas no osso doente, geralmente descrevem uma dor súbita no membro afetado.

Outros Sintomas

O tumor nos ossos da coluna pode pressionar os nervos, causando dormência e formigueiro ou até mesmo fraqueza.

O tumor pode causar problemas como perda de peso e fadiga. Se a doença se disseminar, por exemplo, para o pulmão, pode causar sintomas, como dificuldade respiratória

A dor óssea ou o inchaço são frequentemente devido a outras condições, lesões ou artrite. Ainda assim, se esses problemas persistirem por um longo período de tempo sem uma razão conhecida, é importante consultar um médico.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório