Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Os desafios enfrentados pelas mulheres jovens com cancro da mama

Programa “#1500 razões para estarmos próximos” encara os desafios enfrentados pelas mulheres jovens com cancro da mama.

Os desafios enfrentados pelas mulheres jovens com cancro da mama
Notícias ao Minuto

15:25 - 21/03/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle CUF

Para assinalar o 12º aniversário da Unidade da Mama CUF - a 1ª Unidade da Mama do sector de saúde privado em Portugal, a CUF Instituto de Oncologia apela à proximidade entre doentes, cuidadores e profissionais de saúde com o lançamento do Programa '#1500 razões para estarmos próximos'.

Clarificando o mote para o Programa, Ida Negreiros, coordenadora da Unidade da Mama da CUF Lisboa, esclarece  que “em Portugal, cerca de 85% das mulheres diagnosticadas com cancro da mama em estadios iniciais sobrevivem à doença. Embora a taxa de sobrevivência seja das mais elevadas em doença oncológica, infelizmente ainda morrem todos os anos 1500 portuguesas. Por isso, temos #1500razões para estarmos próximos, para falarmos abertamente dos desafios que se colocam desde o momento do diagnóstico ao pós cancro”.

O Programa é um compromisso para os próximos 12 anos da Unidade, tendo como objetivo criar espaços para conversas, para compreender e responder  aos desafios que as mulheres jovens com cancro da mama enfrentam.

“O diagnóstico de cancro da mama em mulheres jovens, entre os 35 e 45 anos é uma realidade crescente. Um diagnóstico de cancro da mama é difícil em qualquer idade, porém tê-lo mais jovem torna-se particularmente exigente pelo peso que tendemos a colocar no futuro: da vida conjugal, dos planos de maternidade e dos projetos profissionais” reforça Ida Negreiros.

No desenvolvimento deste Programa estiveram envolvidos médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, gestores oncológicos e jovens mulheres com cancro da mama -  que começaram por identificar muitos dos desafios que as mulheres jovens enfrentam, para depois poderem criar uma agenda focada nesses mesmos desafios.

'#1500 razões para estarmos próximos' conta já com um conjunto alargado de iniciativas (com entrada livre sujeita a inscrições), entre as quais:

- Encontros 'Os desafios da mulher jovem com cancro da mama' -  Cinco encontros em cinco cidades, de Norte a Sul do país, em formato de conferência com especialistas de cancro da mama e com a participação ativa de mulheres jovens com cancro da mama que partilham o seu testemunho e dúvidas sobre temas como: a qualidade de vida conjugal / sexualidade; a maternidade e a preservação da fertilidade; a imagem corporal e a autoconsideração; o impacto no trabalho e a vida depois do cancro.

Lisboa | 28 de maio - Centro do Conhecimento, Hospital CUF Descobertas

Santarém | 5 de junho  - Hospital CUF Santarém

Porto | 11 de junho - Hospital CUF Porto

Coimbra | 25 de setembro - local  a designar

Viseu | 24 de outubro - Hospital CUF Viseu

- CUF Hackathon | 'Viver com Cancro da Mama': Com o objetivo de desenvolver ideias capazes de responder  às necessidades de ferramentas digitais de suporte à vivência da mulher jovem com cancro da mama, a CUF Instituto de Oncologia convida a comunidade universitária a participar na competição CUF Hackathon | Viver com Cancro da Mama, que se realizará dia 30 de junho no Centro do Conhecimento do Hospital CUF Descobertas, em Lisboa.

- Estudo observacional sobre linguagem na vivência do cancro da mama 'COMUNICAR É CUIDAR': Uma equipa multidisciplinar de investigadores do Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa irá desenvolver um estudo qualitativo das diferentes dimensões da comunicação verbal e não-verbal. As vivências da doença e as experiências de comunicação de doentes com cancro da mama e de profissionais de saúde são o foco desta investigação inovadora. O estudo será realizado com o objetivo de reconhecer elementos de comunicação e de relação que podem ser otimizados de forma a garantir uma comunicação centrada no doente.

- #1500 razões para evitar o cancro da mama - Consulta de Diagnóstico Precoce: De 19 a 31 de outubro, irá decorrer em várias Unidades da CUF, mais uma edição da campanha da CUF Instituto de Oncologia para o diagnóstico precoce do cancro da mama.

A CUF acredita que a proximidade das equipas clínicas e todo o ambiente em torno da doente com cancro contribui para melhores resultados em saúde. Ida Negreiros, específica: “Estamos certos que ao longo do Programa teremos profissionais de saúde com uma resposta cada vez mais sensível e direcionada às vivências da doença. Em sintonia, teremos jovens cada vez mais envolvidas e informadas sobre os momentos que vivenciam  ao longo da doença e com maior capacidade para ultrapassar situações críticas”.

Para mais informações sobre o Programa '#1500 razões para estarmos próximos' e inscrição nas iniciativas visite o site da unidade de saúde

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório