Uma nova pesquisa aponta que as pessoas são capazes de recuperar de uma experiência stressante três vezes mais rápido quando expostas à cor azul. O estudo sugere que situações do quotidiano como, discutir com um amigo ou ter um prazo no trabalho poderiam ser melhor abordadas e toleradas com luz azul.
No pequeno estudo, 12 pessoas foram inicialmente submetidas a situações com o intuito de provocar stress e, de seguida, realizou-se uma sessão de relaxamento sob luz azul ou branca.
Esta não é a primeira vez que estudos descobriram que iluminação colorida pode influenciar as emoções das pessoas.
Os autores explicam: “Um estudo sobre a influência da cor das paredes em ambientes de aprendizagem provou que as cores pálidas causam mais relaxamento que as cores vivas, e que a frequência cardíaca diminuiu com cores de curto comprimento de onda (por exemplo, violeta, azul e verde), comparativamente com o comprimento de onda maior (por exemplo, amarelo e vermelho).
Adicionalmente, alguns especialistas têm tratado pessoas com distúrbios de comportamento, influenciando os seus estados emocionais (por exemplo, causando calma mental) pela iluminação de cor.
Por exemplo, a luz rosa foi utilizada com sucesso para reduzir a agressividade de delinquentes na prisão.
Além disso, outro método baseado em iluminação colorida com luz azul tem sido usado para transtornos de comportamento disruptivo, sobretudo em crianças e adolescentes.