Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Comer 10 gramas destes frutos aumenta função cerebral em 60%

Uma equipa de investigadores da Universidade de South Australia apurou que comer frutos secos pode ajudar a melhorar a capacidade cognitiva, sobretudo em indivíduos de idade mais avançada.

Comer 10 gramas destes frutos aumenta função cerebral em 60%

O declínio cognitivo é algo que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, mas ao que parece apostar nos frutos secos como parte de uma alimentação equilibrada pode ajudar a desacelerar o processo.

Para efeitos daquela pesquisa os investigadores examinaram o efeito do consumo de frutos secos em 4,822 voluntários com 55 anos ou mais.

Os resultados revelaram que os adultos que consumiam mais de 10 gramas de frutos secos por dia tinham uma melhor função cerebral, incluindo um poder de raciocínio mais apurado e uma maior capacidade de memória.

O cientista e professor Ming Li, que liderou o estudo, disse em declarações à publicação britânica Mirror Online: “Ao comer mais de 10 gramas (ou duas colheres de chá) de frutos secos por dia as pessoas podem otimizar a sua capacidade cognitiva até 60% - comparativamente a quem não os consome – atrasando em cerca de dois anos o declínio cognitivo”.

Enquanto que a razão para tal acontecer ainda permanece um mistério, os investigadores sugerem que o atraso da degeneração do cérebro através do consumo de frutos secos poderá estar associada aos antioxidantes anti-inflamatórios presentes naquele alimento.

Li acrescentou: “Os frutos secos estão repletos de gorduras saudáveis, de proteína e fibras com propriedades nutricionais capazes de diminuir o colesterol e de melhorar a saúde do cérebro”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório