Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

O leitor perguntou: O que posso comer se quiser perder barriga?

Podemos afirmar que a barriga é o 'Calcanhar de Aquiles' para a generalidade das mulheres. Perder aquele volume abdominal a mais é, não só benéfico para a nossa saúde, como também melhora o nosso sentido estético a vários níveis.

O leitor perguntou: O que posso comer se quiser perder barriga?

A especialista em nutrição e comida da PronoKal Group, Graciela Moreira, enumerou algumas dicas a ter em conta para, caso for o seu caso, eliminar essa barriguita a mais.

Em primeiro lugar, devemos diferenciar o tipo de estômago que temos, o aparecimento de uma barriguita a mais, nem sempre se deve ao excesso de peso ou obesidade. O estilo de vida e a alimentação que levamos são dois fatores fundamentais para esse controlo

O que é a barriga inchada? 

É a barriga que surge após as refeições, não devido ao excesso de peso, mas a diferentes causas como:

- Intolerâncias (lactose, glúten);

- Consumo de vegetais crus ou crucíferos (couves);

- Bebidas com gás;

- Muita fibra;

- Pastilhas elásticas;

- Comer à pressa. 

Dicas:

Se a barriga inchada tem sido uma constante no seu dia-a-dia, comece por identificar se tem alguma intolerância alimentar e se for o caso, exclua-a de imediato da sua dieta.Recomenda-se o consumo de legumes cozidos, no entanto, elimine as couves e os repolhos.Deixe de consumir bebidas gaseificadas que, além de serem ricas em açúcar, provocam flatulência.Controle o consumo da fibra na sua dieta, evite a pele dos vegetais e das frutas.Não mastigue pastilhas elásticas.Coma devagar e desfrute das refeições com calma.

O que é a barriga localizada pelo aumento da gordura visceral?

É a barriga que surge pela acumulação de gordura devido ao excesso de peso, geralmente na região abdominal. Não só é um problema estético, como também um problema de saúde que pode originar situações mais graves como obesidade, diabetes ou hipertensão.

Uma forma de verificarmos se temos gordura localizada na região abdominal é através da medição da região abdominal. Os valores normais são:

- Mulheres > 82 cmHomens > 95 cm. 

Dicas:

- Elimine os carboidratos refinados (doces, açúcar, doces e salgados em geral);

- Gorduras inferiores da dieta (evite alimentos fritos, carnes gordas, salsichas);

- Coma mais proteína (acelera o metabolismo e ajuda a queimar mais calorias);

- Beba muitos líquidos durante o dia (evite refrigerantes doces e carbonatados – como as águas gaseificadas- e sumos de frutas);

- Elimine o álcool (rico em calorias sem nutrientes);

- Distribua os alimentos em 4 ou 5 refeições por dia (ajuda a controlar o apetite);

- Realize atividade física regularmente. 

O que é a Barriga residual?

É o resultado da perda de muitos quilos (30kg ou mais). Há um excesso de pele residual que fica descaída na parte inferior do abdómen. É muito importante fazer atividade física com exercícios de tonificação, o principal conselho é fazê-los desde o início da dieta. Por vezes é muito difícil eliminar este tipo de gordura, geralmente é recomendado a intervenção estética para melhorá-lo.

O que é a barriga do estômago?

A barriga do estômago é um inchaço mais proeminente na parte mais alta do abdómen. O sedentarismo, a má alimentação e comer fora de horas favorecem o seu aparecimento.  Esta causa não está apenas relacionada à alimentação, mas também aos níveis de stress, pois aumenta a produção de cortisol (hormona) responsável pela acumulação de gordura abdominal. O stress provoca insónias e dormir menos, favorece o aumento desta hormona e a acumulação de gorduras.

Dicas:

- Reduza o nível de stress tanto quanto possível;

- Faça uma dieta de baixas calorias;

- Faça 4/5 refeições ao longo do dia;

- Evite petiscar;

- Consuma alimentos anti-inflamatórios ricos em ômega 3, como salmão, nozes ou azeite, que ajudam a reduzir a produção de cortisol;

- Evite o café;

- Realize atividades físicas relaxantes, como ioga ou tai chi, em vez de exercícios aeróbicos.

Se o objetivo de 2019 é perder de vez essa barriga indesejada, evite os excessos de qualquer maneira.  Mantenha sempre uma dieta saudável e equilibrada, faça exercício físico regular e, se mesmo assim, não consegue atingir as suas metas, aconselhamos que consulte um especialista para perda de peso.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório