Meteorologia

  • 20 ABRIL 2019
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 22º

Edição

Quatro etapas para tratar rugas, linhas finas e pele sem vida

A rotina de skincare deve ser iniciada com uma limpeza facial, tanto de manhã como de noite, e com sabonetes naturais.

Quatro etapas para tratar rugas, linhas finas e pele sem vida
Notícias ao Minuto

21:00 - 19/03/19 por Notícias Ao Minuto 

Lifestyle Espelho meu

Sempre que trabalhamos a musculatura da face de forma mais intensa – principalmente quando se tem uma força de expressão dinâmica acentuada – as linhas finas e as rugas têm tendência a demarcar-se. “As linhas que surgem só com a dinâmica, ou seja, quando me movimento, são inicialmente pequenas demarcações, que aparecem quando a musculatura começa a exercer o seu papel de franzir a testa, de contrair o músculo entre as sobrancelhas, no ato do beijar (em que a musculatura perioral trabalha de maneira mais intensa), quando damos uma gargalhada (e o músculo da região masseter malar, o risório,  começa a revelar todas essas pequenas demarcações). 

Essa musculatura marca a pele e faz com que essas linhas, rugas — inicialmente dinâmicas e que aparecem só na expressão — se tornem estáticas, aparecendo mesmo em repouso e marcando precocemente esse rosto com sinais de envelhecimento”, afirma a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Norte-Americana de Dermatologia. Mas calma, o tratamento não tem a ver com evitar expressões e tornar-se numa pessoa 'sem vida', sem graça.

De acordo com a médica, a rotina skincare deve ser iniciada com uma limpeza profunda, tanto de manhã quanto de noite, com sabonetes naturais. “Logo após, fazer uma limpeza com um tónico – se for uma pele mais normal a seca sem álcool e com extratos calmantes, se for uma pele mais oleosa, mista ou acneica, possuir substâncias que sejam mais adstringentes. Mas as etapas de tratamento são mais fáceis do que parece, basta ter disciplina":

Fotoproteção – Embora seja a última etapa da rotina de cuidados de pele, a fotoproteção é o ponto mais importante para evitar as rugas e começar a tratá-las. Esta deve ser diária, com produtos de no mínimo FPS 30 para fototipos três e quatro (peles mais escuras), e uma fotoproteção de 50 nos fototipos um e dois (peles mais claras). “Esses filtros solares necessitam de uma leitura um pouco mais ampla, ou seja, eu não posso falar apenas de anti-UVA e anti-UVB: eu tenho que começar a pensar no comprimento de onda crítico 415nm da luz azul e no infravermelho; esse filtro solar deve ter substâncias antioxidantes que façam a recuperação e a reparação dos danos inflamatórios causado pelo sol”, afirma. Esse protetor pode contar com a associação de um sistema antiox com Alistin (proteção do DNA e proteínas), OTZ 10 (proteção contra o calor e radicais de espécies reativas de oxigénio, nitrogénio e carbono) e ProShield MDC (proteção da luz visível e poluição). “Este potencializará a ação do filtro fortalecendo o sistema endógeno e melhorando a resiliência da pele”, afirma.

Hidratação – De acordo com a dermatologista, assim que surgem as primeiras marcas, para ter uma pele bem cuidada, é necessário recordar a pirâmide de tratamento, cuja base é a hidratação, além da fotoproteção. Nessa hidratação, um dos elementos mais importantes é o uso do ácido hialurónico, segundo a médica. “Hoje sabemos que além do ácido hialurónico de alto peso molecular, existe também o ácido hialurónico de baixo peso molecular que pode vir enriquecido com açúcares que retenham água na pele e mantenham então o turgor; esses açúcares podem ser: a ramnose e a fucose. Esse ácido hialurónico pode ser vetorizado com silício (Hyaxel) para manter a questão da elasticidade e resistência da pele a todos os agressores ambientais”, explica a Claudia. Essa substância deve ser utilizada conjuntamente com antioxidantes como o resveratrol, alistin, ascorbosilane C, superox c, arct-alg, vitamina E, o ácido ferúlico e principalmente a fotoproteção. 

Tratamentos noturnos – À noite, a médica sugere que os indivíduos optem por produtos com ácidos, como retinóico, glicólico ou produtos com blends de alfa-hidroxiácidos e beta-hidroxiácidos. Estes vão esfoliar a pele, melhorando o turn-over (renovação) celular, fazendo com que as células cheguem mais oxigenadas às superfícies. Esse tratamento noturno pode ser alternado com altas concentrações de vitamina C (20%), overnight repair, nutriomega 3, 6, 7 e 9, vitamina E, também com hidratantes em loções ricas em fosfolipídios para evitar a perda transepidermal de água. Ou seja, na segunda-feira o paciente usa o ácido, na terça a formulação mais nutritiva, por exemplo.

Nutracêuticos – Investir nas cápsulas também pode ajudar, uma vez que o tratamento de dentro para fora costuma otimizar os resultados. “Atualmente existem muitos ativos que melhoram a qualidade da pele via oral, entre eles: o In.Cell, que fornece um gama importante de proteínas e nutrientes para hidratar e reequilibrar a pele, Exsynutriment e Bio-Arct, que estimulam o colágeno e Glycoxil, que combate os efeitos do açúcar na pele”, afirma a dermatologista.

Por fim, a dermatologista lembra que, segundo várias pesquisas, 80% do envelhecimento está relacionado com o estilo de vida e o resto tem a ver com a genética. E nesse caso, é necessário ter hábitos saudáveis: “Dormir entre sete a oito horas por noite, seguir uma dieta magra rica em proteína, beber muita água para se manter hidratado de dentro para fora e, como muitas vezes ocorrem dificuldades no organismo de algumas pessoas em absorver todos os nutrientes que consomem, suplementos com silício, peptídeos, aminoácidos, e biotina são fundamentais e devem ser orientados por um dermatologista”, finaliza a médica.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório