Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Amor: Crianças com pais com estas 3 caraterísticas são mais inteligentes

Quer um bebé inteligente? Passar mais tempo com o pai pode ser a solução.

Amor: Crianças com pais com estas 3 caraterísticas são mais inteligentes
Notícias ao Minuto

11:30 - 19/03/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Dia do Pai

Pais atenciosos, carinhosos e calmos, que ativamente se envolvem na educação e criação dos filhos podem ter um impacto extremamente significativo na inteligência dos filhos, segundo uma nova pesquisa.

Os cientistas garantem que uma maior interação entre progenitor e criança pode aumentar positivamente as suas habilidades e capacidades cognitivas e sociais na vida adulta.

“A mensagem é clara: os pais devem brincar ativamente com os filhos”, disse o autor do estudo, o professor Paul Ramchandani, docente no Imperial College London, no Reino Unido, em declarações à publicação The Independent.

Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores examinaram durante mais de um ano o modo como 128 pais interagiam com os seus bebés de três meses. Os académicos mediram então a capacidade e o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Adicionalmente, foram filmados vídeos dos pais a brincar com as crianças sem o recurso a brinquedos e os cientistas observaram as famílias durante sessões de leitura quando os bebés haviam completado dois anos.

Nessa idade, os investigadores classificaram as habilidades das crianças usando um teste standard que mede o desenvolvimento (MDI), que envolve habilidades tais como reconhecer as cores e as formas dos objetos.

Aqui, os cientistas apuraram uma correlação positiva entre a quantidade de tempo de qualidade que os pais passavam com os seus bebés e os resultados dos testes aos quais as crianças foram submetidas.

Um resultado que os investigadores garantem que comprova a importância das interações entre pai e criança desde tenra idade.

Os dados apurados também revelaram que os pais com uma perspetiva mais positiva da vida e menos ansiosos são mais propensos a terem filhos que alcançam resultados mais elevados na escala de MDI.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório