Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Superpoderes. O consumo de café reduz risco deste tipo de cancro

Uma nova pesquisa aponta que o café impede o desenvolvimento do cancro da próstata.

Superpoderes. O consumo de café reduz risco deste tipo de cancro
Notícias ao Minuto

10:00 - 19/03/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Cafeína

O seu café matinal não só o deixa mais desperto, como pode contribuir para lhe salvar a vida.

A bebida mais consumida em todo o mundo – apenas superada pela água – contém compostos que ajudam a desacelerar a propagação de células cancerígenas e potencialmente até a deter a evolução do cancro da próstata.

Uma equipa de investigadores japoneses apurou que os químicos presentes nos grãos de café suspenderam o crescimento de tumores nas células de ratos.

Nomeadamente os dois compostos, acetato de kahweol e o cafestol comummente encontrados no café expresso são extremamente benéficos.

Os cientistas creem que os dois compostos têm o poder de impedir o crescimento de células que muitas vezes são resistentes a drogas anti-cancerígenas.

Apesar da necessidade de realizar mais pesquisas em células humanas, os especialistas acreditam que a descoberta pode ser um marco importante no combate à doença.

A equipa de académicos examinou originalmente seis compostos e testou-os em células humanas afetadas pelo cancro da próstata num prato de laboratório e de seguida em 16 roedores.

O médico Hiroaki Iwamoto da Universidade de Kanazawa, líder do estudo, afirmou: “Apurámos que o acetato de kahweol e o cafestol inibem o crescimento de células cancerígenas em ratos”.

“Após 11 dias, os tumores que não haviam sido tratados tinham crescido cerca de três a quatro vezes mais comparativamente ao volume original (342%), enquanto que os tumores nos ratos tratados com ambos os compostos haviam crescido somente em pouco mais de um e meio (167%) relativamente à dimensão inicial”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório