Superpoderes. O consumo de café reduz risco deste tipo de cancro

Uma nova pesquisa aponta que o café impede o desenvolvimento do cancro da próstata.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
19/03/2019 10:00 ‧ 19/03/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Cafeína

O seu café matinal não só o deixa mais desperto, como pode contribuir para lhe salvar a vida.

A bebida mais consumida em todo o mundo – apenas superada pela água – contém compostos que ajudam a desacelerar a propagação de células cancerígenas e potencialmente até a deter a evolução do cancro da próstata.

Uma equipa de investigadores japoneses apurou que os químicos presentes nos grãos de café suspenderam o crescimento de tumores nas células de ratos.

Nomeadamente os dois compostos, acetato de kahweol e o cafestol comummente encontrados no café expresso são extremamente benéficos.

Os cientistas creem que os dois compostos têm o poder de impedir o crescimento de células que muitas vezes são resistentes a drogas anti-cancerígenas.

Apesar da necessidade de realizar mais pesquisas em células humanas, os especialistas acreditam que a descoberta pode ser um marco importante no combate à doença.

A equipa de académicos examinou originalmente seis compostos e testou-os em células humanas afetadas pelo cancro da próstata num prato de laboratório e de seguida em 16 roedores.

O médico Hiroaki Iwamoto da Universidade de Kanazawa, líder do estudo, afirmou: “Apurámos que o acetato de kahweol e o cafestol inibem o crescimento de células cancerígenas em ratos”.

“Após 11 dias, os tumores que não haviam sido tratados tinham crescido cerca de três a quatro vezes mais comparativamente ao volume original (342%), enquanto que os tumores nos ratos tratados com ambos os compostos haviam crescido somente em pouco mais de um e meio (167%) relativamente à dimensão inicial”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas