Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Afinal, comer queijo todos os dias faz mal?

Um novo estudo sugere que comer queijo diariamente reduz a incidência de doenças cardíacas.

Afinal, comer queijo todos os dias faz mal?
Notícias ao Minuto

08:00 - 19/03/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Perigo

De acordo com uma nova pesquisa publicada no periódico científico European Journal of Nutrition afirma que comer uma quantidade moderada de queijo diariamente deixa-nos menos propensos a desenvolver doenças cardíacas ou a experienciar um acidente vascular cerebral (AVC).

De modo a saber como o consumo de queijo a longo prazo afeta o risco de doenças cardiovasculares, uma equipa de investigadores provenientes da China e da Holanda combinaram e analisaram dados de 15 estudos observacionais com mais de 200 mil pessoas, desenvolvendo assim uma extensa meta-análise.

Os cientistas descobriram que, no geral, as pessoas que consumiam mais queijo tinham um risco 14% menor de desenvolver doenças cardíacas coronárias e 10% menos chances de ter um AVC, comparativamente àqueles que raramente ou nunca comiam queijo.

Os indivíduos que registaram um risco menor de doenças cardíacas e de acidentes vasculares cerebrais consumiam, em média, cerca de 40 gramas por dia. O estudo, no entanto, não conseguiu apurar uma relação de causa e efeito entre o consumo de queijo e a menor probabilidade de incidência de doenças cardíacas.

Em entrevista à revista Time, Allan Stewart, diretor de cirurgia aórtica da Ichan School of Medicina no Centro de Medicina Monte Sinai, nos Estados Unidos, afirma acreditar que o queijo contém qualidades benéficas que compensam o impacto negativo do alto teor de gorduras saturadas.

"O queijo contém ácido linoleico, um ácido graxo insaturado que aumenta a quantidade de colesterol HDL, considerado ‘bom’, e diminui os níveis de LDL, o colesterol ‘mau’. Também há evidências de que o queijo, como substituto do leite, pode realmente ter um efeito protetor no coração", diz Stewart.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório