Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Células estaminais ajudam recuperação de lesões neurológicas

Uma recente publicação na revista científica Cell Transplantation revela o sucesso do tratamento de lesões cerebrais com células estaminais do tecido do cordão umbilical, com melhorias significativas na qualidade de vida do doente.

Células estaminais ajudam recuperação de lesões neurológicas

O caso apresentado refere-se a um adolescente de 16 anos, cuja avaliação inicial indicou a presença de lesões neurológicas, causadas pela falta de irrigação sanguínea e de oxigénio no cérebro após paragem cardiorrespiratória, com graves consequências na sua qualidade de vida. Mais de dois meses após o episódio, o adolescente permanecia hospitalizado, sem conseguir respirar nem se alimentar de forma independente e tinha grande dificuldade em seguir instruções básicas.

Na ausência de uma opção terapêutica eficaz e tendo em conta estudos anteriores indicativos de que as células estaminais mesenquimais (MSC) podem ajudar no tratamento de lesões neurológicas, a equipa clínica avançou com a administração de MSC do tecido do cordão umbilical, combinada com um programa personalizado de fisioterapia. Ao longo de dois meses, o doente recebeu quatro tratamentos e o procedimento revelou-se seguro, sem complicações de maior. As melhorias foram-se tornando evidentes com o passar do tempo, sendo que ao fim de um mês após o primeiro tratamento, o adolescente tinha aumentado a força no tronco e a coordenação motora nos membros superiores e um ano depois, as lesões cerebrais inicialmente visíveis por ressonância magnética tinham desaparecido e o eletroencefalograma e a pontuação da escala de Medida de Independência Funcional tinham regressado aos valores normais. 

Segundo Bruna Moreira, Investigadora do Departamento de I&D da Crioestaminal, "A estratégia de tratamento adotada pelos autores, com múltiplas administrações de MSC combinadas com um programa de reabilitação intensivo, demonstrou-se exequível e segura, tendo resultado na recuperação completa do doente, tanto a nível motor como cognitivo".

"No entanto, é importante continuar a realizar estudos com um maior número de doentes para estabelecer a eficácia do procedimento proposto e definir aspetos fundamentais do tratamento, como a dose, frequência e via de administração das MSC", reforça ainda a investigadora.

A paragem cardiorrespiratória é um acontecimento súbito, constituindo-se como uma das principais causas de morte na Europa e nos EUA. Estima-se que, só na Europa, afete entre 350 mil a 700 mil indivíduos por ano.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório