Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Afinal, reter a vontade de fazer xixi faz mal à saúde?

Quem nunca teve que segurar a vontade de fazer xixi por mais tempo que o desejado ou porque estava numa reunião, na praia ou no cinema?

Afinal, reter a vontade de fazer xixi faz mal à saúde?
Notícias ao Minuto

13:00 - 18/03/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Bexiga apertada

Todavia, será que faz realmente mal à saúde reter a vontade de urinar?

De acordo com Rachel Nussbaum, do portal The Greatist, para responder a essa questão, primeiro necessitamos de entender como a bexiga funciona. De acordo com a especialista, entre as muitas estruturas que compõem o nosso corpo, nós contamos com órgãos e músculos. Enquanto os órgãos nascem com suas funções específicas, muitos músculos precisam de ser ‘treinados’ para funcionar corretamente.

A bexiga, por sua vez, é uma espécie de híbrido, já que é um órgão e é composto por três camadas de tecidos, sendo uma delas muscular. Assim, é por essa razão que, quando nós nascemos, não sabemos como usá-la, mas aprendemos a controlá-la com o tempo. Além disso, a bexiga é muito flexível e mostra-se capaz de comportar uma grande quantidade de xixi.

Aguentar?

Conforme explicou Rachel, não existem grandes riscos associados com reter o xixi, contanto que isso não seja algo muito frequente. Por outro lado, quando se torna um hábito, o tecido elástico que compõe o órgão pode sofrer danos e ser substituído por um tecido fibroso — semelhante a uma cicatriz.

Com isso, podem surgir várias complicações — algumas graves —, como lesões nos rins, retenção urinária e uma maior propensão a sofrer infeções no trato urinário.

Portanto, quando sentir aquela vontade, não espere que a coisa aperte. Em vez de ficar a segurar o xixi… corra para a casa de banho!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório