Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

'Inverno em África' de Miguel Vieira aquece sala cheia no Porto

A coleção outono/inverno 2019-2020 "Inverno em África", do 'designer' Miguel Vieira, encerrou inundado de aplausos e com lotação esgotada o segundo dia da 44.ª edição do Portugal Fashion, no edifício da Alfândega do Porto, na sexta-feira.

'Inverno em África' de Miguel Vieira aquece sala cheia no Porto
Notícias ao Minuto

06:41 - 16/03/19 por Lusa

Lifestyle Portugal

O Portugal Fashion, evento de moda que se estende até domingo, fechou esta noite com uma sala cheia a aplaudir a nova coleção para a próxima estação fria do 'designer' Miguel Vieira, que surge na ressaca de 2018, ano em que celebrou 30 anos de carreira.

Depois de o 'Inverno em África' ter tido estreia mundial em janeiro transato na Via Tortona 54 de Milão, em Itália, no âmbito da Semana da Moda masculina de Milão, Miguel Vieira levou ao edifício da Alfândega do Porto coordenados a fugir do tradicional preto e branco a que o criador habituou o público, para inovar com coordenados em tons de bege bronze, laranja ocre, amarelo caril, azul celeste, castanho tabaco ou azul-marinho, mostrando o inverno ameno e mais suave de África.

Um pouco antes de Miguel Vieira, e depois de há três semanas ter estado na semana da moda de Paris, foi a vez do 'designer' Luís Buchinho mostrar a sua nova coleção outono/inverno no Porto.

Buchinho trouxe o imaginário das aviadoras dos anos 40 e os aviões da 2.ª Guerra Mundial e o universo das 'pin up' para a passarela, onde se viram cerca de 40 coordenados femininos com materiais dedicados às estações frias, como feltros de lá, cabedais e malhas. Nos tons, o destaque foi para azul-marinho, azulão, amarelo torrado.

O público também encheu a sala para ver e para aplaudir a nova coleção do 'designer' Diogo Miranda, que se inspirou na película "Indochina", um filme francês de 1992, com Catherine Deneuve.

O criador adiantou à Lusa que o desfile é como se estivesse a ver um guarda-roupa imaginado para aquela atriz francesa,

Questionado sobre que 'fashion alert' queria mencionar, Diogo Miranda deixou apenas um pedido aos portugueses para "comprarem roupa nacional".

A coleção 'Maria Mimosa', da 'designer' Katty Xiomara, animou a tarde de sexta-feira com coordenados inspirados no mundo do desenho animado Hello Kitty, num ano em que as duas -- Katty e Kitty - fazem 45 anos de idade.

A criadora exibiu também um filme antes do início do desfile tradicional, no qual de escutaram "depoimentos de diferentes mulheres de diferentes áreas".

O penúltimo dia do Portugal Fashion é hoje, sábado, e a jornada é dedicada ao setor do calçado, encerrando com a nova coleção de sapatos e botas do 'designer' Luís Onofre.

No domingo, a grande novidade desta 44.ª edição do evento é o segmento 'kidswear' com desfiles de moda infantil, com um calendário próprio.

Dados da organização indicam que o volume de negócios associado ao subsetor do vestuário infantil cresceu cerca de "17,1% entre 2014 e 2017".

"O volume de negócios correspondente exclusivamente ao subsetor do vestuário infantil é de 521 milhões de euros, significando um peso de cerca de 14,1% no total da fabricação de vestuário", refere a Portugal Fashion na sua página na internet.

O Portugal Fashion, um projeto da responsabilidade da Associação Nacional de Jovens Empresários, é desenvolvido em parceria com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, e é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório