É sob este mote que a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) corre o país, numa campanha que conta com o apoio de Salvador Sobral.
Para o cantor, o mínimo a fazer é apadrinhar uma causa como esta e dar esperança a alguém que esteja a passar por dificuldades de saúde. “Que estejam atentas, muito atentas, ao seu corpo e aos sinais que este dá” é o que Salvador Sobral recomenda a todas as pessoas, depois de ter sofrido uma doença para a qual esta campanha alerta.
A insuficiência cardíaca é uma patologia que afeta cerca de meio milhão de portugueses e 26 milhões de pessoas em todo o mundo. Com uma taxa de mortalidade superior à de doenças como a leucemia, o cancro da mamã, próstata e cólon, em Portugal a insuficiência cardíaca representa uma das principais causas de internamento hospitalar em pessoas com mais de 65 anos de idade, sendo uma doença em que os sinais se confundem com os do envelhecimento e, por isso, subdiagnosticada. É, por isso, essencial sensibilizar todos os portugueses para a insuficiência cardíaca, que é já considerada uma epidemia a nível mundial.