Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

'Atletas de fim de semana' têm oito vezes maior risco de enfarte

Especialista alerta para riscos associados à falta de frequência nos treinos e dá dicas para exercitar-se sem sobrecarregar o coração.

'Atletas de fim de semana' têm oito vezes maior risco de enfarte
Notícias ao Minuto

20:30 - 17/03/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Aguenta coração

Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e Desporto, aproveitar apenas os dias de folga para realizar a quota de exercício físico que devia realizar durante a semana pode não ser de todo uma boa ideia. Embora seja melhor do que não praticar atividade física alguma, tornar-se um 'atleta de fim de semana' pode ser altamente prejudicial para o o coração e músculos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os adultos necessitam de praticar no mínimo 150 minutos de atividade física de baixa a média intensidade por semana ou pelo menos por metade desse tempo de algum tipo de atividade vigorosa, de modo a garantir um melhor condicionamento físico. O cirurgião cardiovascular Marcelo Sobral, explica que segundo diretrizes norte-americanas, o ideal é manter uma freqüência de 30 minutos diários de exercício físico de qualquer intensidade para a manutenção da saúde física e psicológica e diminuir igualmente o risco de de aparecimento de doenças cardíacas e até de cancro. 

"O problema com os 'atletas de fim de semana' é justamente a falta de periodicidade nos exercícios, o que pode aumentar em até oito vezes as chances de desenvolverem doenças cardiovasculares, como arritmia e insuficiência cardíaca, ou mesmo de sofrer um enfarte. Isso porque quando fazemos alguma atividade apenas durante uma ou duas vezes por semana, como correr, pedalar ou jogar à bola, o coração não está preparado para a sobrecarga de esforço repentino. Já nos casos de uma rotina de treinos mais frequentes, o corpo adapta-se mais facilmente", afirma o especialista.

Para Sobral é fundamental que o desportista tenha em atenção a intensidade, duração, frequência e modalidade do exercício para obter sucesso na rotina de treinos e mais qualidade de vida. "Uma boa dica é distribuir as atividades ao longo da semana, fazendo em média 30 minutos de atividade física, cinco vezes por semana, alternando a intensidade e diversificando o tipo de exercício, para estimular diferentes grupos musculares e evitar assim a sobrecarga do coração e dos músculos", indica o cirurgião.

O especialista ressalta ainda que é importante procurar acompanhamento médico antes de iniciar qualquer tipo de prática desportiva e que os treinos devem ser orientados por um profissional habilitado. "Praticar exercício no fim de semana, pode ser ótimo para aliviar o stress da semana e um grande incentivo para quem quer adotar uma rotina mais saudável, mas é indispensável treinar frequentemente para ter realmente saúde", conclui.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório