Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Sexo forte ou uma questão de ego? Os homens têm medo destas mulheres...

Homens têm medo de mulheres mais inteligentes, diz estudo.

Sexo forte ou uma questão de ego? Os homens têm medo destas mulheres...

Apesar de estarmos no século XXI, a inteligência feminina ainda é considerada por muitos homens como uma ameaça para a busca de uma potencial parceira

Uma nova pesquisa, divulgada pela revista brasileira Exame, revela que a capacidade analítica é estereotipada e preconceituosamente considerada uma qualidade masculina, e ser competente e competitivo são qualidades particularmente importantes para os homens, portanto, a inteligência feminina pode ser considerada uma ameaça.

Um estudo realizado em 2006 revelou que homens em ambientes de speed dating — encontros rápidos para solteiros — consideravam a inteligência como um fator de atração, exceto se a parceira demonstrasse ser mais inteligente do que eles.

Já uma equipa de investigadores da Universidade de Buffalo, no estado de Nova Iorque, da Universidade Luterana da Califórnia e da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, exploraram essa questão numa outra pesquisa.

Durante as experiências preliminares, 86% dos homens disseram que se sentiriam confortáveis em sair com alguém mais inteligente do que eles. Porém, numa série de seis experiências, os investigadores colocaram essas afirmações à prova.

O teste

Na primeira versão do estudo, os investigadores fizeram com que 105 estudantes universitários do sexo masculino lessem uma informação hipotética, na qual uma mulher havia tirado uma nota mais alta do que a deles num exame, e depois pediram que avaliassem o quão romanticamente desejável seria essa mulher.

No segundo estudo, 151 universitários realizaram um teste de inteligência, e de seguida foram questionados se gostariam de encontrar a mulher que se encontrava na sala ao lado, que havia tirado uma nota mais alta ou mais baixa do que a deles.

Ambos os estudos revelaram que os homens só se interessaram em encontrar, ou mesmo namorar, uma mulher mais inteligente do que eles numa situação puramente hipotética...

Nas duas versões seguintes do estudo, os homens interagiram com uma mulher (que estava a colaborar com os investigadores) que havia tirado uma nota superior ou inferior num exame de inteligência realizado por eles.

Depois os participantes encontraram a mulher, fizeram o teste sentados seu lado, ouviram as notas em voz alta e, em seguida, foi pedido que os homens colocassem as suas cadeiras em frente à cadeira da mulher.

Tanto os homens quanto a mulher responderam a uma pesquisa sobre suas primeiras impressões — especificamente, até que ponto acharam o outro atraente e desejável.

Os cientistas observaram a distância entre as duas cadeiras como uma medida para saber o quão atraído o homem estava pela mulher.

Os indivíduos que foram colocados ao lado da mulher que tirou uma nota mais alta do que a deles no teste de inteligência sentiram a necessidade de se distanciarem fisicamente da mesma quando moveram as cadeiras.

Também ficaram mais inclinados a classificá-la como menos atraente e desejável para um namoro do que homens que interagiram com uma mulher que tirou uma nota mais baixa do que a deles.

A conclusão

No geral, os homens estavam dispostos a sair com uma mulher mais inteligente do que eles quando ainda não se haviam deparado com ela, ou seja quando esta era apenas um conceito hipotético, mas não se mostraram tão animados com uma mulher verdadeiramente inteligente, ao vivo, encarando-os frente a frente.

Para os investigadores, os resultados sugerem que existem “condições sob as quais preocupações autoprotetoras podem ofuscar as qualidades de parceiras que pareciam desejáveis a distância”.

Por outras palavras: homens que se afastam de mulheres inteligentes podem apenas estar a proteger os seus frágeis egos masculinos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório