Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Três ou uma? Quantas vezes por dia devo lavar os dentes?

Os dentistas apontam que o deve fazer três vezes por dia para reduzir a probabilidade de formação da placa bacteriana, mas ao que parece uma vez pode bastar...

Três ou uma? Quantas vezes por dia devo lavar os dentes?
Notícias ao Minuto

10:00 - 15/03/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Higiene

As escovação é a melhor forma de manter a saúde, prevenir e reduzir a placa bacteriana, a remineralização dentária, as cáries, a halitose, as doenças bucais e as periodontais.

Mas afinal, quantas vezes devemos diariamente lavar os dentes por dia: uma vez, três vezes ou sempre depois que comemos?

Segundo Dagmar de Paula Queluz, professora de Odontologia Social, da FOP-Unicamp, em declarações à revista Terra, devemos lavar os dentes ao acordar, após as refeições (pelo menos após a principal) e antes de dormir. “Tem que ser no mínimo três vezes ao dia e durante dois minutos”, diz a especialista. 

De modo a ter a certeza que lavou os dentes corretamente, Dagmar diz que após a lavagem se deve passar a língua na superfície dos dentes. “Se o revestimento da dentição estiver ‘liso’, é porque estão limpos, se não estiver escove-os por mais algum tempo”.

Uma vez não basta?

Apesar disso, há profissionais que afirmam que lavar bem os dentes apenas uma vez por dia é suficiente. E há de facto uma certa verdade nisso. 

“Estudos relatam que é necessário pelo menos 24 horas para a maturação da placa, ou seja, escovar os dentes uma vez ao dia é possível inibir que se estabeleça. A recomendação de escovar os dentes pelo menos três vezes ocorre por não ser possível garantir que os indivíduos atinjam 100% a área dos dentes núnica escovação diária. Para melhores resultados os dentistas aumentam o tempo de exposição dos seus dentes à escova, reduzindo as chances de formação de placa”, diz Dagmar. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório