Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Mais de metade dos portugueses têm dores que afetam o sono

Em antecipação do Dia Mundial do Sono - 15 de março, um estudo aponta as dores de costas e pescoço como fator preponderante na qualidade do sono dos portugueses.

Mais de metade dos portugueses têm dores que afetam o sono
Notícias ao Minuto

21:00 - 13/03/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Bons sonhos

A Koala Rest, marca portuguesa de colchões online, revela um estudo em antecipação do Dia Mundial do Sono. Segundo este estudo, com uma amostra de 457 portugueses, 85% dos inquiridos considera a qualidade do sono preponderante para a concentração e produtividade. Entre as principais condições prejudicais ao sono indicam as dores nas costas (29%) e dores no pescoço (27%).

Além da evidente preocupação dos portugueses com a qualidade do sono, existe outro fator unânime: a posição de dormir. Entre os entrevistados, 75% garante que dorme de lado, enquanto 14% dorme de barriga para baixo, e apenas 11% de costas. O estudo revela ainda outro padrão: dois em cada três inquiridos acordam no meio da noite, sobretudo por idas à casa de banho (48%), ou em menor incidência, pelo calor (16%).

De acordo com a pesquisa, 77% dos inquiridos obedecem às seis a oito horas de sono recomendáveis, sendo que 50% diz que precisa apenas de 15 minutos para adormecer. Porém, é de registar um número considerável (19%) que dorme menos de seis horas por noite. Quanto ao horário, o mais consensual é entre as 22h e meia-noite (64%), apesar de 29% dos entrevistados deitar-se mais tarde, entre a meia-noite e duas da manhã. E deitar não precisa de ser numa cama. Adormecer no sofá é uma prática comum para 30% dos entrevistados.

Por fim, uma prática curiosa sobre a almofada: 16% dos entrevistados indicam que têm o hábito de levar a almofada quando dormem fora de casa. No entanto, e tendo em conta a importância da almofada nos hábitos de sono, é surpreendente que metade dos inquiridos troquem de almofada apenas de quatro em quatro anos. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório