Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Sofre de insónias? Desligue a televisão e coma queijo (muito queijo)

Não é novidade nenhuma que dormir mal prejudica a saúde, tanto física como mental, em declarações à publicação britânica Mirror Online a especialista do sono Lisa Artis revela três dicas essenciais para adormecer rápido e facilmente.

Sofre de insónias? Desligue a televisão e coma queijo (muito queijo)
Notícias ao Minuto

13:00 - 13/03/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Bons sonhos

Dormir horas suficientes de sono – entre sete a nove – é fundamental para o bom humor e para a saúde.

Apenas uma noite de insónias pode comprometer o bom funcionamento do sistema imunitário, a memória e a capacidade de concentração.

E estudos provam que a privação crónica de sono aumenta exponencialmente o risco de desenvolvimento de Alzheimer, doenças cardíacas, enfartes, obesidade e depressão.

Lisa Artis, conselheira do Sleep Council (Conselho do Sono), diz: “Dormir não é um processo passivo – regula o humor e é fundamental para a manutenção da saúde, de um peso saudável e dos níveis de energia”.

Se sofre de insónias Artis dá três dicas essenciais para facilitar o descanso:

Comer melhor

Sim, coma queijo antes de se deitar. O alimento é rico em cálcio, nutriente este que por sua vez ajuda a adormecer, à medida que reduz o stress nas fibras que compõe o organismo, incluindo no cérebro.

Outros laticínios, cerejas e frango também são alimentos que promovem a boa qualidade do sono já que estão repletos do aminoácido tripofano, que por sua vez se transforma em melatonina – a hormona do sono – através de um processo químico que ocorre quando este alcança o cérebro.

Desligue a televisão e diga não à Netflix

A luz azul emitida pelos aparelhos eletrónicos, tais como televisores e computadores, afeta os níveis de melatonina, dificultando o sono.

Não aproveite para dormir mais durante o fim de semana

Manter uma rotina do sono, com horários semelhantes, é essencial para dormir bem. O corpo tem um relógio biológico que beneficia da manutenção de hábitos regulares.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório