Pessoas que consomem mais de duas porções de 150 gramas de cogumelos por semana apresentam metade da probabilidade de sofrerem algum tipo de comprometimento cognitivo moderado.
A condição trata-se de uma fase de transição entre o envelhecimento considerado normal e o desenvolvimento de demência, prejudicando a memória, a capacidade de atenção e a noção do espaço.
Uma equipa de investigadores da Universidade Nacional de Singapura acredita que um composto presente nos cogumelos denominado de ergotionina pode ajudar a proteger o cérebro do processo de envelhecimento.
Já um outro estudo havia estabelecido que os níveis eram menores entre os pacientes com comprometimento cognitivo moderado.
O médico Lei Feng, que liderou a equipa de cientistas de Singapura, disse em declarações à publicação norte-americana LA Times: “Esta correlação é surpreendente e encorajadora”.
“Parece que um único ingrediente comum tem um impacto dramático no efeito do declínio cognitivo”.
“Tendo como base as atuais provas científicas, propomos que o consumo de cogumelos possa servir como medida preventiva para evitar o declínio cognitivo e o desgaste neuronal que resulta do envelhecimento”.
O estudo foi publicado no periódico científico Journal of Alzheimer’s Disease.