Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Saúde da mulher: Cinco factos alarmantes sobre o cancro ginecológico

Tratam-se de tumores que podem afetar o colo de útero, ovário, vagina, vulva e endométrio.

Saúde da mulher: Cinco factos alarmantes sobre o cancro ginecológico
Notícias ao Minuto

08:43 - 16/03/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Doença

De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa em Cancro (IARC), os tumores ginecológicos são responsáveis por 19% dos diagnósticos de cancro no mundo anualmente. Apesar da incidência estar a aumentar, poucos conhecem – e previnem – esse tipo de tumores femininos associados ao colo de útero, ovários, vagina, vulva e endométrio.

“O diagnóstico precoce pode salvar vidas, mas muitas mulheres ainda veem esse assunto como um tabu e por isso acabam por não procurar um médico”, explica a médica Michelle Samora, oncologista do Centro Paulista de Oncologia (CPO), unidade São Paulo do Grupo Oncoclínicas, no Brasil.

Para a especialista Juliana Omineli, da Oncoclínica Centro de Tratamento Oncológico, a falta de conhecimento faz com que sinais iniciais da doença sejam ignorados, contribuindo para uma identificação tardia do cancro nos órgãos femininos.“

Saiba mais sobre os cancros ginecológicos:

1) Fique atenta aos sinais

Os sintomas do cancro do ovário são discretos e demoram a manifestar-se. Por isso, na maioria dos casos, é diagnosticado tardiamente, quando a doença já se espalhou pelo aparelho reprodutor, dificultando o tratamento. Quando aparente, pode ocorrer um aumento do volume abdominal, aumento na vontade de urinar, alterações no ciclo menstrual, dor durante a relação sexual, entre outros. “Muitos sintomas, quando aparentes, são semelhantes a desconfortos do dia a dia da mulher e, na maioria dos casos, não são levados a sério. Caso perceba qualquer alteração, é recomendado que a mulher procure um especialista” afirma Samora.

2) Mioma e o anticoncepcional

Também ao contrário do que muitas mulheres imaginam, o mioma não é maligno e o uso de contraceptivos é benéfico à saúde do útero. “O mioma é um tumor benigno que pode surgir no útero e não aumenta o risco de cancro. Além disso, o uso de anticoncepcional diminui o risco deste tipo de tumor. Aliás, o que diminui o risco de cancro do endométrio são a dieta e a prática de exercício físico, uso de anticoncepcionais e amamentação”, destaca Omineli.

3) Hereditariedade

Apenas 10% dos tumores ovarianos são decorrentes da predisposição genética hereditária – causados por uma mutação em certos genes, herdada do pai ou da mãe, que pode aumentar o risco de surgimento do tumor. “Em situações especiais, quando a avó e mãe apresentaram tumores de ovário é possível realizar exames específicos de análise genética”, pontua a médica Michelle Samora. Caso seja comprovada a suspeita, é possível indicar medidas como a cirurgia preventiva de retirada dos ovários, mas, ainda assim, esta é uma decisão que deve ser tomada de forma conjunta por paciente e médico.

4) Vacina do HPV e preservativo como forma de proteção

O HPV é o principal fator relacionado ao cancro do colo uterino, da vagina e da vulva. “Quando tomamos conhecimento do agente causador do cancro do colo de útero, os dados são alarmantes, pois 90% das mulheres acometidas com este tumor têm o vírus HPV”, finaliza Samora.

5) Tipos de cancro do útero

Muitas mulheres desconhecem que existem dois tipos de cancro que podem surgir no útero: o de endométrio (camada interna do útero) e o do colo do útero (porção mais inferior do útero). “Apesar de surgirem no mesmo órgão, são tumores totalmente diferentes. O cancro do colo de útero está muito relacionado à infecção por HPV, já o cancro do endométrio está associado a hormonas femininas” explica Ominelli. O diagnóstico preciso é feito através da biópsia.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório