Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Tic-tac. Quatro sinais de ataque cardíaco nas mulheres

O sexo feminino sofre mais enfartes do que os homens. O problema reside no facto de que, ainda que os sintomas sejam bastante óbvios, a maioria tende a não lhes dar o devido valor.

Tic-tac. Quatro sinais de ataque cardíaco nas mulheres
Notícias ao Minuto

08:00 - 17/03/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Bomba

Os sintomas de problemas cardíacos nas mulheres são muitas vezes diferentes daqueles que ocorrem nos homens. 

Há cada vez mais mulheres a morrerem devido a ataques cardíacos fulminantes. Geralmente, os sintomas que surgem costumam vir 'disfarçados' de cansaço e de outro tipo de dores. 

Sintomas de problemas cardiovasculares nas mulheres

Novas pesquisas publicadas no periódico científico British Columbia, afirmam que as mulheres são 19% mais afetadas por enfartes, comparativamente com 13,7% nos homens. .

Estes são os sintomas que deve ter em atenção:

1. Pressão no peito

Essa pressão pode dever-se simplesmente a stress ou ansiedade. Mas se sentir essa sensação diariamente, então está na altura de procurar um médico e realizar exames.  

Nos homens é habitual, por exemplo, que essa pressão comece no peito e depois passe para o braço na forma de formigueir. No entanto, nas mulheres costuma iniciar-se de uma forma focal no peito, e corresponde em geral a uma angina.

2. Dor aguda na parte superior do corpo, no pescoço, nas costas e na mandíbula

A dor pode ocorrer em ambos os braços, nas costas, nos ombros, no pescoço, na mandíbula ou na parte superior do estômago.

Esse tipo de desconforto é frequentemente associado a dores nos ossos e a osteoporose. Novamente se a dor for recorrente não hesite em contactar um profissional de saúde. 

3. Cansaço anormal e falta de ar

Os enfartes nas mulheres costumam acontecer perigosamente em estado de repouso, quando, por exemplo, estão sentadas ou inclusive a dormir. 

Porém, existem sintomas aos quais deve estar permanentemente alerta, nomeadamente, experienciar cansaço extremo, fora do normal, e dores na parte alta do peito.

Tenha em atenção como se sente quando sobe um lance de escadas. Se a atividade é de algum modo bastante difícil, provocando uma sensação de asfixia, acompanhada da clássica pressão no peito, então está na altura de procurar um médico. 

4. Sentir um nó no estômago

Mal-estar e sensação de estômago pesado. O que cai-lhe sempre mal e sofre ainda de azia e muitas vezes com vómtios. 

Não menospreze este por vezes comum mal-estar estomacal, sobretudo se vier acompanhado por suores frios. 

Em suma o maior problema das mulheres é que costumam relacionar os sintomas de problemas coronários a outras condições menos graves, como o cansaço do quotidiano, nervos ou stress. 

Se acha que está constantemente mais cansada do que seria suposto, se tem dificuldade em respirar ou se se sente angustiada, procure de imediato um médico. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório