Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Afinal, quantos lances de escada tenho de subir por dia para emagrecer?

Se não tem tempo, paciência ou dinheiro para se inscrever num ginásio, saiba que a solução pode estar nas escadas no seu local de trabalho ou mesmo no prédio onde mora.

Afinal, quantos lances de escada tenho de subir por dia para emagrecer?
Notícias ao Minuto

09:00 - 11/03/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Deixe arder

Especialistas garantem que basta subir três lances de escada por dia, com cerca de 20 degraus cada, para travar o sedentarismo e beneficiar dos inúmeros benefícios para a saúde que advém da prática de atividade física.

A nível de gasto calórico ou energético, subir um degrau consome cerca de 0,15 calorias, já descer queima somente 0,05 – justificando o velho ditado que ‘a descer todos os santos ajudam’.

Todavia, e segundo a publicação brasileira Terra, as opções de exercícios oferecidas pelas escadas vão muito além do sobe-e-desce convencional. Com imaginação, elas podem ser usadas para realizar séries inteiras e para estimular muitas variantes, como a coordenação motora, o trabalho cardiovascular e a tonificação da musculatura.

Em declarações àquela publicação o PT Diego Zanon, pós-graduado em fisiologia do exercício e eleito personal trainer do ano pela Sociedade Brasileira de Personal Trainers, divulgou uma sugestão de treino para realizar durante uma semana.

“Se a ideia é perder peso e tornear o corpo, o tempo mínimo de treino deve ser de 30 minutos e o ideal é que seja feito diariamente, alternando o tipo de estímulo. Mas três vezes por semana já é uma boa quantidade”, diz Zanon.

Os treinos Dia 1

Para o desenvolvimento de força muscular:

- Suba todos os degraus com o pé direito, levando o esquerdo de seguida. Desça as escadas normalmente e repita o movimento dando início com o pé esquerdo.

- Suba a escada de dois em dois degraus.

- Suba as escadas ao mesmo tempo que carrega algo pesado. Se não tiver halteres em casa, pode ser um saco de 5 kg de arroz, por exemplo.

Dia 2

Para o desenvolvimento do condicionamento aeróbico:

- Suba as escadas rapidamente e registe o tempo despendido.

- Desça os degraus normalmente e tente diminuir o tempo na próxima subida.

- Anote a quantidade de vezes que consegue subir e tente melhorar essa marca a cada treino. 

Dia 3

Para desenvolver a coordenação motora e trabalhar os músculos, especialmente os estabilizadores do quadril e as partes interna e externa da coxa.

Suba as escadas de lado cruzando os pés à frente do corpo.

- Inicie o movimento no primeiro degrau, subindo com o pé direito, e passe para o próximo, iniciando com o esquerdo. Tente aumentar a velocidade à medida que sinta confiança nos movimentos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório