Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Ciência garante que existem apenas quatro tipos de personalidades

Uma equipa de investigadores da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, examinou dados de mais de 1,5 milhão de pessoas e apurou que existem quatro grupos distintos de personalidade: regular, reservada, egocêntrica e exemplar.

Ciência garante que existem apenas quatro tipos de personalidades

O estudo norte-americano publicado no periódico científico Nature Human Behavior examinou questionários que incluíam entre 44 a 300 perguntas, para os quais voluntários se candidataram para responder em troca de terem mais informações sobre a sua própria personalidade. 

"As pessoas tentaram classificar os tipos de personalidade desde o tempo de Hipócrates, mas a literatura científica descobriu que isso não fazia sentido", disse William Revelle, professor de psicologia na Faculdade de Artes e Ciências de Weinberg.

"Agora, esses dados mostram que há densidades mais altas de personalidades", explicou Luís Amaral, da McCormick School of Engineering. 

A partir das respostas dos questionários, os especialistas apontaram os cinco traços básicos de personalidade: neuroticismo, extroversão, abertura a novas experiências, simpatia e empatia. De seguida desenvolveram novos algoritmos e detetaram a presença de quatro tipo de personalidades diferentes.

Regular

Pessoas consideradas regulares apresentam altos níveis de neuroticismo e extroversão, e apresentam baixos níveis de abertura a novas experiências. As mulheres são mais propensas do que os homens a integrarem essa categoria. 

Reservada

O indivíduo reservado é emocionalmente estável, mas não tem abertura ou neuroticismo. Não é extrovertido, mas é agradável e consciente. 

Exemplar

Pessoas exemplares pontuam baixo em neuroticismo e alto em todas as outras características. Há mais mulheres nesta categoria. A probabilidade de alguém ser exemplar aumenta com a idade. "São pessoas confiáveis e abertas a novas ideias", afirmou Amaral. "São pessoas indicadas para comandarem situações e são líderes naturais”.

Egocêntrica

Esse grupo pontua muito em extroversão e abaixo da média em abertura, simpatia e consciência. "São pessoas com quem não quer sair", afirmou Revelle. Há uma diminuição dramática no número de egocêntricos à medida que as pessoas envelhecem, tanto com mulheres quanto com homens.

De acordo com os especialistas, esta pesquisa pode ajudar profissionais de saúde a avaliar as pessoas com personalidades extremas. Além disso, pode colaborar com a seleção de candidatos em vagas de emprego ou até para quem está à procura de um parceiro amoroso. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório