Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

A partir de que valores o colesterol é considerado elevado?

O colesterol elevado pode estar na origem no aparecimento de doenças cardiovasculares, levando nos casos mais extremos a enfartes e a ataques cardíacos fulminantes e fatais.

A partir de que valores o colesterol é considerado elevado?
Notícias ao Minuto

10:00 - 08/03/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Bomba

É importante manter os valores normais do colesterol porque este é fundamental para a saúde das células, das artérias e para o bom funcionamento das hormonas que integram o organismo.

Cerca de 70% do colesterol presente no organismo é produzido pelo fígado e o restante é proveniente da alimentação, e somente quando o corpo possui mais colesterol do que precisa, é que este passa a ser depositado no interior das artérias, diminuindo a passagem de sangue e favorecendo o aparecimento de problemas cardíacos. 

O colesterol total deve estar sempre abaixo de 190 mg/dL. Ter o colesterol total alto nem sempre significa que a pessoa está doente, pois pode ocorrer por um aumento colesterol bom (HDL), o que também faz subir os valores do colesterol total. Assim, deve-se sempre levar em consideração os valores do colesterol HDL (bom), do colesterol LDL (mau) e o dos triglicéridos para analisar o risco da pessoa de desenvolver doenças cardiovasculares.

Os sintomas do colesterol alto só se manifestam quando seus valores são muito elevados. Por isso, após os 20 anos de idade recomenda-se realizar exames de sangue para o colesterol pelo menos a cada cinco anos em indivíduos saudáveis e de forma mais regular, pelo menos uma vez por ano, para quem já tem o diagnóstico de colesterol alto, quem tem diabetes ou quem está grávida.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório